Descubra o que levou à falência do Silicon Valley Bank (SVB)

Escrito por:

Marjoel Moreira

O Silicon Valley Bank (SVB), conhecido por financiar startups, foi fechado pelas autoridades norte-americanas na sexta-feira (10) e colocado sob o controle da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), gerando pânico entre seus clientes e levando o governo americano a encerrar suas atividades em apenas dois dias.

 O banco detinha US$ 209,0 bilhões em ativos e cerca de US$ 175,4 bilhões em depósitos totais, considerando dados de dezembro de 2022. A rápida ação do governo dos EUA foi motivada pelo receio de que a turbulência pudesse se espalhar e contaminar bancos menores no país.

 A crise do SVB ocorreu porque, impulsionados pelo boom no financiamento de capital de risco, muitos clientes do banco ficaram cheios de dinheiro em 2020 e 2021, e bilhões em depósitos fluíram para o SVB. Como não havia muita demanda por empréstimos entre os clientes de tecnologia do SVB, o banco decidiu investir em títulos.

A maioria desses títulos estava mantida até o vencimento, o que os tornava ativos menos voláteis e mais seguros, mas à medida que as taxas subiam, o valor desses ativos despencou, colocando em risco a saúde financeira do banco. A ameaça de falência do SVB gerou receio de que outros bancos menores pudessem ser contaminados, o que levou o governo dos EUA a tomar medidas rápidas e drásticas para evitar uma crise maior.

Mais lidas da semana