Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) selam acordo de associação, sinalizando futuro promissor no varejo de moda

Escrito por:

Beatriz Stanis

Em um movimento estratégico significativo no setor de varejo, a Arezzo (ARZZ3) e o Grupo Soma (SOMA3) anunciaram nesta segunda-feira (5) a assinatura de um acordo de associação para unir suas operações. Este acordo histórico visa combinar os negócios de ambas as empresas e unificar suas bases acionárias, criando uma nova potência no mercado de moda.

A nova companhia resultante desta fusão será liderada em conjunto pelos atuais principais acionistas da Arezzo&Co e do Grupo Soma. Alexandre Café Birman assumirá o papel de CEO da empresa recém-formada, enquanto Roberto Luiz Jatahy Gonçalves será responsável pela unidade de negócios de vestuário feminino. Rony Meisler continuará como CEO da unidade AR&Co, e Thiago Hering permanecerá no comando da unidade de negócios da Hering.

Com a concretização desta operação, a nova companhia prevê um faturamento próximo a R$ 12 bilhões. Esta estimativa é baseada nos faturamentos brutos acumulados nos últimos 12 meses, conforme reportado nos balanços trimestrais até o terceiro trimestre de 2023. A empresa combinada irá operar com uma diversificada gama de produtos, incluindo calçados, bolsas, moda masculina, feminina e infantil, bem como acessórios, por meio de suas 34 marcas. A empresa terá mais de 2 mil pontos de venda, entre lojas próprias e franquias.

Esta nova entidade de negócios será estruturada em quatro verticais principais: calçados e bolsas; vestuário e lifestyle feminino; vestuário e lifestyle masculino; e vestuário democrático. Arezzo e Grupo Soma destacam que a fusão traz oportunidades significativas de geração de valor adicional, como o desenvolvimento das categorias de calçados e bolsas nas marcas do Grupo Soma, otimização da gestão dos canais de multimarcas e e-commerce, além da otimização da planta industrial de malharia da Hering.

A transação será realizada por meio da incorporação do Grupo Soma pela Arezzo&Co. Os acionistas do Grupo Soma receberão novas ações da Arezzo&Co, resultando em uma participação de 54% para os acionistas da Arezzo&Co e 46% para os acionistas do Grupo Soma no capital social da empresa fusionada.

As administrações das duas empresas planejam convocar assembleias gerais de acionistas para a aprovação da operação, que ainda depende de condições habituais para este tipo de transação, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Os escritórios Stocche Forbes Advogados e Spinelli Advogados atuaram como assessores legais da Arezzo&Co, enquanto o BMA Advogados representou o Grupo Soma. A XP Investimentos prestou assessoria financeira para ambas as companhias na operação.

Mais lidas da semana