ETFs (Exchange Traded Fund) são opções de investimentos para quem deseja diversificar a carteira de investimentos. São produtos negociados em Bolsas de Valores, com negociação parecida com ações.
Os ETFs podem ser compreendidos como Fundos de Índice, pois tem uma performance parecida com o índice que desejam replicar. No caso do ETF VT, o índice replicado é o FTSE Global All Cap Index, responsável por medir a performance média de empresas localizadas em países desenvolvidos e em mercados emergentes ao redor do mundo todo.
Como funciona o ETF VT
O ETF VT é um produto de investimento negociado na Bolsa de Valores norte-americana. Para ter acesso a esse ETF, o investidor precisa fazer a negociação através de uma corretora de valores autorizada a disponibilizar esse produto, como a Passfolio e a Avenue, em caso de o investidor ser brasileiro.
O ETF VT procura replicar o índice FTSE Global All Cap Index, o qual pode ser definido como um índice composto por diversas empresas localizadas em mercados desenvolvidos e emergentes.
Sua maior concentração localiza-se nos Estados Unidos, Europa e zona do Euro, países em crescimento na Ásia e Japão (7,2%). Há exposição em países da Europa que não têm o Euro como moeda oficial, Reino Unido e América Latina.
Histórico do ETF VT
O ETF VT está no mercado desde 26 de junho de 2008, quando teve o seu IPO. Sua gestão é realizada pela Vanguard Equity Index Group, muito reconhecida no mercado financeiro americano e considerada como a maior gestora de ETFs nos Estados Unidos. A taxa de administração é de 0,08%.
Composição do ETF VT
O ETF VT é reconhecido pelo seu portfólio composto por “blue chips”, ou seja, empresa gigantes do mercado norte-americano e do mundo. Tais empresas são reconhecidas por pagar dividendos recorrentes, deixando o ETF ainda mais atrativo.
As principais empresas ETF VOO são Apple, Microsoft, Amazon, Meta (Facebook), Tesla, Alphabet (Google), Tencent, JPMorgan e Alibaba.
Outras empresas que compõem o ETF são VISA, Johnson & Johnson, Berkshire Hathaway, Taiwan Semiconductor Manufacturing, Walt Disney, NVIDIA, Mastercard, PayPal, Procter & Gamble, Nestle, The Home Depot, Intel e Bank Of America Corporation.
Vantagens de investir no ETF VT
Há muitas vantagens ao investir no ETF VT. Além de o investidor ficar exposto às maiores companhias do mundo, o portfólio do ETF tem participação em empresas que se localizam em mercados emergentes, o que pode trazer resultados rentáveis no longo prazo.
Além disso, seu catálogo é bastante diversificado e concentrado em setores essenciais para o funcionamento da sociedade, como tecnologia de informação, financeiro, consumo cíclico, saúde, industrial, serviços de comunicação e consumo não-cíclico. O ETF também se expõe a setores de materiais básicos, imobiliário e energia.
Deve-se analisar também o seu potencial de crescimento em relação aos países em que tem maior exposição: Estados Unidos, Japão, China, Reino Unido, Canadá, Suíça, França, Alemanha, Taiwan, Austrália.
Percebe-se que tal distribuição em países e regiões podem proporcionar um grande crescimento, visto que países asiáticos e europeus estão em um processo de ampliação econômica. Além do mais, a grande participação nos Estados Unidos pode ser ainda mais expressiva, visto que as bolsas do país passam por um momento de altas históricas e isso pode se manter no futuro.
Em última análise, a taxa de administração é considerada baixa, o que deve ser entendido como uma vantagem. Por fim, o ETF paga dividendos recorrentes aos investidores, atualmente, quatro vezes ao ano, o que consiste em outro benefício.
Desvantagens de investir no ETF VT
Uma das grandes ressalvas dos investidores acerca do ETF é a sua alta diversificação. Se por um lado é positivo ter um catálogo diversificado, por outro deve-se analisar que a distribuição em mais de 7.400 empresas em 47 países pode afetar negativamente o índice.
Tal distribuição excessiva pode incluir empresas que deixam a desejar e comprometem o desempenho positivo de várias companhias que compõem o ETF. Ainda, a distribuição dos dividendos poderia ser mais expressiva, pois ocorre apenas trimestralmente.
Dividendos do ETF VT
O ETF VT realiza o pagamento a cada três meses, em março, junho, setembro e dezembro. Historicamente, o ETF realiza a distribuição de proventos quatro vezes ao ano.
Vale a pena investir no ETF VT?
O ETF VT é ideal para quem procura uma diversificação no mercado norte-americano e em economias emergentes, com atenção especial à asiática. Se expor ao dólar, euro e outras moedas mundiais, bem como participar das maiores empresas do mundo pode ser uma estratégia rentável a médio e longo prazo.
Aos iniciantes, é o método recomendado para conhecer o mercado financeiro internacional. Se o investidor é mais independente e possui conhecimento, pode valer a pena conferir as melhores empresas do ETF VT e montar a sua própria carteira.
Quem investe no longo prazo, o ETF é bastante interessante e vem mostrando resultados positivos.
Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, mas estar exposto à moedas internacionais perenes e resilientes, como o dólar e o euro, e à grandes empresas sempre é um meio seguro de proteger a carteira de investimentos.