O que é VNQ?

Escrito por:

Marcilio Lima

Os chamados ETF - Exchange Traded Fund - são opções de investimentos para quem deseja diversificar a carteira de investimentos. São produtos negociados em Bolsas de Valores, com negociação parecida com ações.

Os ETFs podem ser compreendidos como Fundos de Índice, pois tem uma performance parecida com o índice que desejam replicar. No caso do ETF VNQ, o índice replicado é o MSCI US REIT Index, isto é, o ETF espelha o desempenho dos principais fundos de investimento imobiliário do mercado norte-americano.

Como funciona o ETF VNQ

O ETF VNQ é um produto de investimento negociado na Bolsa de Valores norte-americana. Para ter acesso a esse ETF, o investidor precisa fazer a negociação através de uma corretora de valores autorizada a disponibilizar esse produto, como a Passfolio e a Avenue, em caso de o investidor ser brasileiro.

O ETF VNQ procura replicar o índice dos principais REITs do mercado dos Estados Unidos, o que torna o ETF uma opção de investimento para diversificação da carteira, além de proporcionar uma rentabilidade atrativa aos investidores.

Histórico do ETF VNQ

O ETF VNQ está no mercado desde 23 de setembro de 2004, quando teve o seu IPO. Sua gestão é realizada pela Vanguard Equity Index Group, muito reconhecida no mercado financeiro americano e considerada a maior gestora de ETFs nos Estados Unidos. A taxa de administração é de 0,12%.

Composição do ETF VNQ

O ETF VNQ é reconhecido pelo seu portfólio composto por fundos de investimento imobiliário (REITs) do mercado norte-americano. Tais papéis são reconhecidos por pagar dividendos recorrentes, deixando o ETF ainda mais atrativo.

As principais empresas do ETF VNQ são Vanguard Real Estate, American Tower, Prologis, Crown Castle, Equinix, Digital Realty Trust, Simon Property, Public Storage, SBA Communication, WellTower

Os REITs que compõem o índice são de cunho residencial, comercial e púbicos, entre outros setores. Desse modo, o portfólio desse ETF é bem diversificado e eficiente.

Vantagens de investir no ETF VNQ

Há muitas vantagens ao investir no ETF VNQ. Além de o investidor ficar exposto ao mercado imobiliário dos Estados Unidos, o portfólio do ETF é bastante diversificado e concentrado em setores essenciais e rentáveis. É válido ressaltar que há alto potencial de valorização dos papéis que compõem esse ETF.

Por fim, o ETF paga dividendo recorrentes aos investidores, atualmente, quatro vezes ao ano, o que consiste em outro benefício.

Desvantagens de investir no ETF VNQ

Uma das grandes ressalvas dos investidores acerca do ETF envolvem a taxa de administração e a distribuição dos dividendos, a qual poderia ser mais frequente e expressiva. Por fim, o índice dos REITs do mercado norte-americano está no seu melhor momento histórico, e, como consequência, o preço do ETF está elevado.

Mas, lembre-se que, ao se referir às bolsas de valores, nada está caro ou barato demais. Cabe ao investidor fazer uma análise cuidadosa e criteriosa para verificar se o produto deve ou não entrar na carteira.

Dividendos do ETF VNQ

O ETF VNQ realiza o pagamento a cada três meses, em março, junho, setembro e dezembro. Historicamente, o ETF realiza a distribuição de proventos quatro vezes ao ano.

Vale a pena investir no ETF VNQ?

O ETF VNQ é ideal para quem procura uma diversificação no mercado norte-americano, se expor ao dólar e participar do mercado imobiliário dos Estados Unidos.

Aos iniciantes, é o método recomendado para conhecer os REITs. Se o investidor é mais independente e possui conhecimento, pode valer a pena conferir quais REITs apresentam um desempenho que se destaca dentro do ETF VNQ e montar a sua própria carteira.

Quem investe no longo prazo, o ETF é bastante interessante e vem mostrando resultados positivos, com pagamentos de dividendos que podem aumentar nos médio e longo prazos.

O marcado financeiro dos Estados Unidos está historicamente no seu melhor momento em 2021, o que pode trazer retornos expressivos ao investidor em menos tempo que o imaginado.

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, mas estar exposto ao dólar e à produtos de investimento de qualidade e retorno comprovado sempre é um meio seguro de proteger a carteira de investimentos e ampliar resultados.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.