O que é Taxa de Manutenção ?

Escrito por:

Marcilio Lima

Muitos serviços prestados de forma contínua por empresas de diferentes áreas, fazem a cobrança de uma taxa de manutenção como uma forma de custeio.

Saber como as diferentes taxas que são cobradas pela prestação de um serviço podem afetar a qualidade do serviço ou o seu valor, é essencial.

No mundo financeiro, por exemplo, muitas prestadoras de serviços de investimento e soluções bancárias fazem a cobrança dessa taxa. Por isso é preciso entendê-la.

Taxa de manutenção

A taxa de manutenção é uma tarifa cobrada principalmente pelos bancos ao oferecerem uma conta corrente que tem serviços que vão além do básico.

Muitas vezes esses serviços podem ser úteis para correntistas que precisam de soluções conjuntas em um único lugar para facilitar a sua vida.

Por outro lado, muitos outros clientes de bancos que pagam uma taxa de manutenção pela sua conta usufruem pouco ou quase nada dos serviços oferecidos pela conta.

Mas isso não significa que essa taxa seja obrigatória. Na realidade, se o cliente requisitar a sua instituição bancária, ele pode ser isentado da taxa.

No entanto, essa isenção  virá com o cancelamento desses serviços extras que estavam sendo oferecidos até então.

Taxa de manutenção e o pacote essencial

Algo que a maioria das instituições bancárias não contam aos seus clientes é o fato de que elas são obrigadas por lei a oferecer uma opção de serviços básicos.

Os serviços básicos são um tipo de conta bancária que oferece apenas o mínimo necessário dentro de uma conta bancária. Ou seja:

  • Poder ver o saldo da conta;
  • Poder ver o extrato bancário até alguns meses;
  • Poder fazer transferências bancárias.

Vale destacar que até antes da criação do PIX as transferências oferecidas por um pacote de serviços básicos eram limitadas em valor e em quantidade.

O cliente podia fazer uma quantia definida por mês de transferências gratuitas, chamadas de TED, e apenas até um determinado valor e horário.

As demais transferências que o cliente quisesse fazer seriam todas cobradas de acordo com uma taxa que é diferente para cada banco. 

Contas sem taxa de manutenção

A conta de serviços básicos não é o único tipo de conta bancária isenta de cobrança de taxa de manutenção. Existem mais duas, que são:

  • Conta salário;
  • Conta poupança.

No caso da conta salário, o Banco Central não permite nenhum tipo de cobrança de tarifas, pois isso seria uma espécie de violação aos direitos do trabalhador.

Por outro lado, essa conta, assim como a de serviços básicos, apresenta uma série de limitações que podem fazê-la não ser muito útil, dependendo da pessoa.

Entre as limitações da conta salário estão o fato de poder fazer apenas 5 saques mensais e consultar o saldo mensal apenas duas vezes.

Por fim, temos a conta poupança, que é uma opção de conta sem tarifas, basicamente por se tratar de uma conta considerada como de depósito.

No entanto, uma conta poupança pode ser mais interessante do que uma simples conta corrente, visto que o dinheiro nela rende, por menor que seja o rendimento.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.