O que é Taxa de Administração ?

Escrito por:

Marcilio Lima

Antes de investir em um determinado ativo, é muito importante se atentar às condições que o investimento impõe. Por exemplo verificar se não existe uma taxa de administração. 

O fato é que cada tipo de investimento funciona de uma forma diferente, assim como cada corretora de valores ou outro agente de investimentos. E sempre podem haver taxas.

No entanto, depois que a tecnologia possibilitou uma acessibilidade maior para as pessoas investirem, a cobrança de taxas vem diminuindo.

A taxa de administração é um tipo de taxa cobrada em fundos de investimento, pelo trabalho do gestor por gerir o fundo. Independente do rendimento desse.

No entanto, é importante destacar que geralmente essa taxa é calculada sobre o valor que foi investido, ou seja, o capital do investimento mais uma porcentagem pelo rendimento.

A taxa de administração é exibida no formato de porcentagem ao ano, no entanto, sua cobrança pode ser feita a cada seis meses, ou apenas quando o cotista resgata.

Taxa de administração em cada tipo de fundo

Algo que o investidor precisa considerar é que cada tipo de fundo de investimento tem uma composição de ativos diferente, o que significa uma gestão diferente.

Se a gestão não é sempre a mesma, pode haver a necessidade de adaptar essa taxa para espelhar a realidade do fundo. Ou seja, se atente ao tipo de fundo que você deseja investir.

De modo geral, a média do mercado quanto a cobrança da taxa de administração nos diferentes fundos, é a seguinte:

  • Fundos de renda fixa: varia entre o mínimo de 0,2%, podendo chegar até 3% em grandes bancos;

  • Fundos multimercado: geralmente a cobrança é mais alta pelo nível do risco, ficando em torno de 2% a 3%;

  • Fundos de ações: justamente pelo de ações serem um ativo volátil, esse fundo também cobra uma média de 2% a 3%;

  • Fundos imobiliários: apesar de também apresentarem volatilidade, sua popularidade confere grande oferta, fazendo sua taxa ficar em 1% ao ano na média;

  • ETF (Exchange Traded Fund): tem uma cobrança média anual de 0,5%.

Todavia, é muito importante lembrar que essas taxas são apenas uma média. Diferentes instituições e fundos podem cobrar de forma muito diferente.

Avalie a taxa de administração antes de investir

Fundos de investimento são um dos tipos de investimento mais comuns e populares. Tanto entre os investidores mais conservadores, como também os mais arrojados.

No entanto, é muito importante analisar todas as condições que o fundo apresenta ao investidor. Desde os tipos de ativos investidos, até quem é o gestor.

Sem contar que a taxa de administração também é um fator determinante, visto que, se um fundo for mal gerido e a taxa alta, o investidor pode ter prejuízos.

Uma taxa de administração muito baixa pode significar que se trata de um fundo que não é muito bom, ou que não tem previsão de rentabilidade alta.

Por outro lado, uma taxa de administração alta não significa que o fundo é bom. Há muitos fatores que têm de ser considerados em um investimento de renda variável.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.