O que é Setor Financeiro Imobiliário?

Escrito por:

Marcilio Lima

Você sabe o que é o Setor Financeiro Imobiliário? Sabe como investir o seu dinheiro nesse mercado que é altamente valorizado?

Muitas pessoas não sabem que é possível investir no mercado imobiliário sem de fato precisar adquirir um imóvel para fazer especulação.

Na realidade existem muitas opções diferentes de investimento que podem ser feitos, no entanto é importante entender como eles.

O que é o setor financeiro imobiliário?

O setor financeiro imobiliário é caracterizado como o mercado de negociações de produtos de investimento relacionados a imóveis residenciais e comerciais.

No caso, ao invés de simplesmente adquirir um imóvel para morar ou ganhar na especulação, é possível investir em ativos financeiros que representam esses imóveis.

Esses ativos geralmente são compostos de uma parcela de diferentes imóveis, compondo uma carteira de ativos que trazem retornos mensais, semestrais ou anuais aos investidores.

Um dos principais objetivos do setor financeiro imobiliário é ajudar com o financiamento de projetos imobiliários diversos, que vão servir para aluguel ou para venda.

Investimentos do setor financeiro imobiliário

O setor financeiro imobiliário é um mercado em constante desenvolvimento. No entanto, existem alguns investimentos que são mais conhecidas, como:

  • Fundos imobiliários;
  • Títulos de crédito imobiliário;
  • Crowdfunding imobiliário.


Vamos ver cada um deles.

Fundos imobiliários

Fundos imobiliários funcionam como agrupamento de investidores dispostos a investir em um ou vários projetos imobiliários, financiando a sua construção ou colhendo aluguel.

Existem vários tipos de fundos imobiliários, mas geralmente eles são divididos em: 

  • Fundos de tijolo: Investimentos em ativos reais físicos que podem ser vendidos ou alugados;
  • Fundos de papel: Investimento em títulos de crédito imobiliário.

Existe outro tipo de fundo chamado de “fundo de fundos”, que é um fundo que investe em outros fundos imobiliários.

Títulos de crédito imobiliário

Os títulos de crédito imobiliário são investimentos em ativos que servem para financiar indiretamente o setor imobiliário. Existem três principais:

  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários): Garante ao investidor receber o valor do empréstimo em uma rentabilidade atrelada a um índice como o IGP-M;
  • LH (Letra Hipotecária): São emitidos por bancos e são lastreados em créditos imobiliários, com prazo de aplicação mínima de 6 meses;
  • LCI (Letra de Crédito imobiliário): Sua função é financiar construtoras e demais empresas do setor imobiliário.

Vale destacar que destes investimentos apenas o LCI conta com proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Crowdfunding imobiliário

O Crowdfunding Imobiliário é uma modalidade nova de investimento, que por meio de plataformas colaborativas permite às pessoas investirem em projetos que elas gostam.

Essa alternativa permite que qualquer pessoa, mesmo sem ter uma conta em uma corretora de valores, consiga investir no mercado imobiliário.

Vantagens do setor financeiro imobiliário

Investir no setor financeiro imobiliário é uma forma de diversificar uma carteira de investimentos de forma menos arriscada, barata e prática.

Isso sem contar que cada investimento tem um objetivo diferente, podendo ajudar como uma renda passiva ou tornando-se um ativo real em posse dos cotistas do fundo.

Também é importante ressaltar que diferente de investir diretamente em um imóvel, os ativos do mercado imobiliário podem ser mais facilmente negociados.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.