O que é Seguro Habitacional?

Escrito por:

Marcilio Lima

O Seguro Habitacional é um passo importante para o brasileiro que sonha tanto com a sua casa própria. Mas você sabe como esse seguro funciona?

Existem muitos seguros diferentes no mercado que podem ser usados para propósitos e situações diferentes. O seguro habitacional, portanto, serve para o financiamento de imóvel.

Assim como outros seguros, este tem as suas características e precisa ser contratado com cautela, pois trata-se de um custo extra mensal.

O que é seguro habitacional?

O seguro habitacional é uma modalidade de seguro destinada ao financiamento de imóveis que pode ser acionado sempre que houver algum problema com os pagamentos.

Para quem tem o objetivo de adquirir a sua casa própria, esse seguro pode ser essencial, servindo principalmente como uma garantia para quem está vendendo.

Comumente quem oferece o seguro habitacional é o banco Caixa Econômica Federal, em razão das facilidades que ele oferece para o processo de aquisição de imóveis em geral.

Entretanto, pode ser útil pesquisar todas as opções disponíveis no mercado para encontrar aquela que melhor se enquadra às necessidades do comprador.

Como funciona o seguro habitacional?

Primeiramente vale destacar que o custo desse seguro é fechado, variando em uma taxa de 1,5% até 4%, a depender:

  • Das condições acordadas;
  • Do valor total do imóvel e do financiamento;
  • Da idade do segurado e das suas condições de saúde.

O pagamento do seguro habitacional, por sua vez, é feito conjuntamente com a parcela do financiamento do imóvel, desde o primeiro dia do parcelamento até o último.

Diferente da maioria dos outros seguros, o seguro habitacional não possui carência mínima, salvo em casos de suicídio do segurado, mas isso deve estar estipulado no contrato.

Tipos de seguro habitacional

Existem dois tipos principais de seguro habitacional, são eles:

  • Seguro habitacional SFH: Obrigatório para todos os seguros feitos de acordo com as regras do Sistema Financeiro Habitacional;
  • Seguro habitacional em apólices de mercado: É uma possibilidade para todas as apólices de seguro contratadas fora do SFH.

O seguro habitacional em apólices de mercado possui condições que variam de seguradora para seguradora, sendo, portanto, muito mais maleável quanto às suas coberturas.

Em todo caso, ambos os tipos de seguro devem seguir as regras da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Vantagens do seguro habitacional

Contratar um seguro habitacional pode ser fundamental para quem deseja ter o seu próprio imóvel sem correr grandes riscos, ainda mais se a sua família entrar na equação.

Isso é importante porque no caso de um sinistro a família do segurado pode ter a garantia de que não ficará desabrigada, pois o seguro irá cobrir os gastos temporariamente.

Algumas apólices de seguro oferecem, inclusive, a possibilidade de custear danos ao imóvel que estejam estipulados no contrato.

Já no caso de corretoras, imobiliárias ou vendedores, a existência deste seguro permite uma maior segurança na hora da venda, pois as chances de inadimplência diminuem.

Por fim, fica o aviso de que é muito importante verificar todas as condições propostas para que o contratante do seguro não seja surpreendido de forma negativa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.