O seguro de renda é uma alternativa muito interessante para profissionais liberais e autônomos que querem ter alguma garantia no caso de eventualidades.
Geralmente quem opta por esse seguro não paga o INSS e por isso acaba não tendo direito a uma aposentadoria ou benefício da previdência social caso necessite.
Existem outros nomes pelos quais esse seguro é conhecido, como “seguro de renda protegida” ou “seguro de incapacidade temporária”, mas a função é a mesma.
Alguns confundem esse seguro com o “seguro de vida”, no entanto seus objetivos finais são diferentes, apesar de ambos complementarem a função do outro.
Em quais situações se usa o seguro de renda?
O seguro de renda é uma cobertura financeira que pode ser acionada em três situações mais comuns:
- Incapacidade temporária: Conhecida como “Diária de Incapacidade Temporária”, serve para pagar diárias hospitalares até um limite previamente acordado;
- Invalidez: Quando o profissional se torna permanentemente impedido de trabalhar por conta de alguma doença ou condição física;
- Morte acidental: Se o profissional vier a óbito de forma acidental, o seguro de renda paga uma indenização aos beneficiários apontados no contrato.
Como o seguro de renda funciona?
Em primeiro lugar é necessário definir três pontos importantes:
- Período de carência: É o tempo mínimo de contribuição para ter direito ao seguro;
- Valor para a franquia: Quanto será o valor pago da mensalidade para o seguro;
- Valor da indenização para cada cobertura: Porque cada evento é diferente.
- Então, se caso acontecer qualquer um dos eventos previstos em contrato, o segurado ou os seus beneficiários devem comprovar o acontecido para receber o valor combinado.
Na situação de incapacidade temporária é feito um cálculo de um valor mensal que consiga cobrir todos os custos enquanto o segurado não seja capaz de voltar à ativa.
Vale destacar que no caso da indenização, só é possível chegar ao consenso de um valor adequado e justo ao analisar os comprovantes de renda do segurado.
Os benefícios de um seguro de renda
Ter um seguro de renda é uma atitude bastante responsável de qualquer profissional buscando planejamento financeiro e que se preocupa com imprevistos.
De forma geral, trata-se de um bom custo-benefício para aqueles profissionais que não se expõem ao risco diariamente e que não querem depender do INSS.
Isso sem contar que existem diversas opções de seguro de renda no mercado, que podem servir a diferentes necessidades de profissionais distintos.
Nem sempre o profissional tem disciplina de guardar parte do dinheiro que ele faz, e nesse momento o seguro se torna uma solução muito interessante.