O que é Seguro de Renda?

Escrito por:

Marcilio Lima

Muitas pessoas não sabem o que é seguro de renda e qual é a sua utilidade. Por isso existe a dúvida a respeito de valer ou não a pena investir nesse tipo de seguro.

Se considerarmos que uma grande parte das pessoas não se planejam financeiramente para o amanhã, seja poupando e investindo, talvez pagar um seguro sirva de solução.

Como ninguém está imune às vicissitudes da vida e qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento, um seguro específico para renda pode ser bem útil.

O que é seguro de renda?

O seguro de renda é uma alternativa muito interessante para profissionais liberais e autônomos que querem ter alguma garantia no caso de eventualidades.

Geralmente quem opta por esse seguro não paga o INSS e por isso acaba não tendo direito a uma aposentadoria ou benefício da previdência social caso necessite.

Existem outros nomes pelos quais esse seguro é conhecido, como “seguro de renda protegida” ou “seguro de incapacidade temporária”, mas a função é a mesma.

Alguns confundem esse seguro com o “seguro de vida”, no entanto seus objetivos finais são diferentes, apesar de ambos complementarem a função do outro.

Em quais situações se usa o seguro de renda?

O seguro de renda é uma cobertura financeira que pode ser acionada em três situações mais comuns:

  • Incapacidade temporária: Conhecida como “Diária de Incapacidade Temporária”, serve para pagar diárias hospitalares até um limite previamente acordado;
  • Invalidez: Quando o profissional se torna permanentemente impedido de trabalhar por conta de alguma doença ou condição física; 
  • Morte acidental: Se o profissional vier a óbito de forma acidental, o seguro de renda paga uma indenização aos beneficiários apontados no contrato.

Como o seguro de renda funciona?

Em primeiro lugar é necessário definir três pontos importantes:

  • Período de carência: É o tempo mínimo de contribuição para ter direito ao seguro;
  • Valor para a franquia: Quanto será o valor pago da mensalidade para o seguro;
  • Valor da indenização para cada cobertura: Porque cada evento é diferente.
  • Então, se caso acontecer qualquer um dos eventos previstos em contrato, o segurado ou os seus beneficiários devem comprovar o acontecido para receber o valor combinado.

Na situação de incapacidade temporária é feito um cálculo de um valor mensal que consiga cobrir todos os custos enquanto o segurado não seja capaz de voltar à ativa.

Vale destacar que no caso da indenização, só é possível chegar ao consenso de um valor adequado e justo ao analisar os comprovantes de renda do segurado.

Os benefícios de um seguro de renda

Ter um seguro de renda é uma atitude bastante responsável de qualquer profissional buscando planejamento financeiro e que se preocupa com imprevistos.

De forma geral, trata-se de um bom custo-benefício para aqueles profissionais que não se expõem ao risco diariamente e que não querem depender do INSS.

Isso sem contar que existem diversas opções de seguro de renda no mercado, que podem servir a diferentes necessidades de profissionais distintos.

Nem sempre o profissional tem disciplina de guardar parte do dinheiro que ele faz, e nesse momento o seguro se torna uma solução muito interessante.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.