O que é Risco País?

A maioria absoluta dos países possui dívidas. Dívidas externas e internas, ou seja, com outros países, instituições e advindas do setor público.

Em um cenário ideal, estas dívidas ficariam sob controle, sendo pagas gradualmente em parcelas, ou ao investidor que emprestou seu dinheiro.

As chances do pagamento das dívidas não acontecer por algum motivo, tem o nome de Risco País. Quanto maior o Risco País, mais incerta é a situação econômica deste país.

O que é risco país?

Risco país é o indicador que mede a probabilidade de um país honrar com as suas dívidas contraídas com outros países ou por meio de investimentos públicos.

Se o risco país é alto, isso significa que o país está passando por uma grande instabilidade financeira que pode afetar a sua capacidade de pagamento.

Se o risco país é baixo, por outro lado, indica que a gerência dos recursos financeiros do país é boa e este tem um cenário econômico e fiscal equilibrado.

Consequências de um risco país alto

As principais consequências que podemos elencar a respeito de um risco país alto, são:

  • Fuga de capitais e investimento: quando o risco país é alto, as pessoas não querem investir nele, e quem já investe prefere alocar o capital pra outro lugar;
  • Flexibilidade fiscal: quanto maior for o risco representado por um país, melhor precisa ser a sua compensação ao se investir, aumentando a Taxa SELIC;
  • Infraestrutura: com um risco país alto, investidores somem e o país fica sem dinheiro para investir em infraestrutura, peça chave do desenvolvimento;
  • Câmbio: com um risco país alto ocasionando fuga de investidores, a moeda se torna mais fraca, se desvalorizando e diminuindo o poder de compra.

Risco país e o investidor

Um investidor que queira aportar o seu dinheiro em nações estrangeiras, precisa estar atento ao cenário econômico do país que se quer investir.

Analisar apenas o tipo de investimento e a instituição que o lastreia, pode não ser o suficiente, visto que nenhuma instituição é imune à instabilidade econômica.

Por outro lado, não se pode ignorar que geralmente, quanto maior o risco, maiores são os retornos envolvidos, pois maior será o risco-oportunidade

Esse risco-oportunidade pode se traduzir como uma maior remuneração de taxa de juros ou a possibilidade de um negócio prosperar em um ambiente econômico incerto.

Causas do risco país

Existem muitas questões que podem provocar a instabilidade de um país perante o cenário mundial. Para simplificar, é possível categorizá-las em três segmentos principais:

  • Questões econômicas: a política econômica de um país e as suas decisões quanto a esse setor possuem um impacto grande no risco país;
  • Instabilidade política: se o governo de um país passa por instabilidades como a possibilidade de um impeachment, isso pode amedrontar investidores;
  • Fatores sociais: revoltas populares ocasionadas por fatores relacionados à política, a cultura ou outros gatilhos, tal como a Primavera Árabe.

Vale ressaltar que existe a possibilidade de que, após uma turbulência social ou política, o país retome a sua estabilidade, coroando aqueles que investiram durante a crise.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.