O que é Mid Caps?

Esse termo é usado para classificar alguns tipos de empresa quanto ao seu tamanho e fluxo financeiro.

Investidores mais experientes sabem bem o seu significado, mas quem ainda está entrando no mercado financeiro pode não entender.

Conhecer os termos relacionados à classificação das empresas pode ajudar o investidor a se situar melhor quanto ao tipo de investimento que ele quer fazer.

O que são Mid Caps?

Mid Caps são empresas com um valor de mercado médio, não sendo consideradas nem muito grandes e nem muito pequenas.

Para ser classificada como uma Mid Cap, por sua vez, a empresa precisa ter um valor de mercado superior a 2 bilhões de reais e inferior a 10 bilhões de reais.

Esse tipo de empresa se encontra geralmente em um momento de transição, tendo ainda bastante espaço para crescer, mas não tanto quanto uma Small Cap, por exemplo.

Empresas que se encontram nesse patamar já conseguiram estabilizar suas operações comerciais e podem observar um crescimento sustentável, mas ainda apresentam riscos.

O valor de mercado e as Mid Caps

O valor de mercado de uma empresa, no fim das contas, é o que realmente define se ela é uma Mid Cap ou não. E há duas coisas que podem influenciar o seu valor:

  • Dados financeiros e fiscais, ou seja, se a empresa está é lucrativa, se o  seu faturamento está crescendo e se ela tem bens em seu nome como garantia;
  • Questões subjetivas alinhadas à percepção do investidor, como a governança corporativa, condutas éticas, responsabilidade ambiental, impacto social e etc.

Inclusive, as questões subjetivas podem fazer com que o valor que os investidores estão dispostos a pagar pela ação da empresa cresça.

Essa percepção do que a empresa vale e do que ela pode trazer de retorno, no entanto, pode não só estar correto, como também muito errada.

Small Caps e Large Caps

Se as Mid Caps representam as empresas de valor médio, também é necessário falar sobre as Small Caps e as Large Caps, outras duas classificações comuns.

As Small Caps são as empresas com o menor valor de mercado presentes na bolsa de valores. Geralmente não passam de 2 bilhões de reais.

Já as Large Caps são empresas que superaram a barreira dos 10 bilhões de reais de valor de mercado e já estão em uma posição bastante consolidada em seu mercado.

Também existem outras definições, como Nano Caps, Micro Caps e Mega Caps, mas estas não são muito utilizadas. 

Vale a pena investir em Mid Caps?

Investir em uma empresa Mid Cap pode ser uma forma interessante de conseguir aliar lucro e rendimento com um pouco de segurança e estabilidade.

Isso porque, diferente de empresas Large Caps que já não tem muito mais espaço para crescimento, as Mid Caps ainda possuem oportunidades de mercado para expandir.

Por outro lado, a vantagem sobre as Small Caps é que as Mid Caps já possuem uma operação mais estável e correm menos riscos financeiros e especulativos.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.