O que é Mercado Spot?

Quando um investidor resolve começar a investir ele precisa estar ciente dos tipos de aplicações disponíveis nos múltiplos mercados.

Se este investidor, por exemplo, estiver procurando investimentos com alta liquidez, uma boa alternativa é o Mercado Spot.

No entanto, a maioria das pessoas não sabe o que é o Mercado Spot, ou quais são suas características, vantagens e desvantagens. Todavia, podemos afirmar que não é para todos.

O que é Mercado Spot?

O mercado spot é um ambiente onde operações de compra e venda de ativos são concretizadas de forma imediata, ou pelo menos na mesma hora em que foram feitas.

Os ativos comumente negociados nesse mercado são: 

  • Commodities;
  • Ações;
  • Energia elétrica e gás. 

Vale pontuar que o Mercado Spot também é conhecido pelo nome de mercado à vista, dada a natureza da velocidade com que suas transações são concretizadas. 

No Mercado Spot, o valor dos ativos é alterado mediante as leis da Oferta e Demanda, sendo atualizado a todo momento. Esse conceito é chamado de Preço Spot.

Diferença entre Mercado Spot e Mercado Futuro 

A comparação entre Mercado Spot e Mercado Futuro é proveitosa visto que ambos apresentam operacionalidades opostas, mas negociam ativos parecidos.

Primeiro, enquanto o Mercado Spot busca liquidar as suas negociações o mais rapidamente possível, o Mercado Futuro, por outro lado, trabalha com datas de vencimento.

No Mercado Futuro o investidor compra o direito de vender um determinado Commodity em uma data combinada no futuro, com uma taxa de juros previamente estipulada.

Isso, por sua vez, é o contrário do que prevê o Mercado Spot, que além de não fazer uso de qualquer taxa de juros ou valorização, liquida suas transações de imediato.

Mesmo quando se trata de ações, que têm um prazo de até 2 dias para sua liquidação, o valor pago na transação é totalmente circunstancial ao momento em que esta foi feita.

Por fim, existe também o fato de que o Mercado Futuro, muitas vezes cobra um capital mínimo inicial para suas transações, algo que o Mercado Spot não exige.

Vantagens do Mercado Spot 

O Mercado Spot pode apresentar algumas vantagens interessantes para os investidores, como, por exemplo:

  • Transações são feitas mediante os preços vigentes, que são informações públicas e de conhecimento das partes envolvidas; 
  • As negociações no Mercado Spot acontecem em ambientes com transparência e que permitem uma fácil execução de ordens de compra e venda; 
  • Os investidores podem manter as suas posições na expectativa de valores melhores no futuro, se porventura não estiverem contentes com o preço vigente.

Desvantagens do Mercado Spot

É importante que o investidor leve em consideração que o Mercado Spot também possui as suas desvantagens. Algumas delas:

  • Em detrimento a volatilidade do mercado, ainda mais pela lei de Oferta e Demanda, alguns ativos podem ser negociados a preços inflacionados; 
  • Se o investidor não estiver atento pode acabar perdendo dinheiro, visto que não é possível se desfazer uma transação, mesmo que indesejada, no Mercado Spot; 
  • Não é possível fazer alavancagens no Mercado Spot, portanto o investidor precisa ter o dinheiro a vista.

Por fim, vale lembrar que o bom investidor sempre procura estudar os seus investimentos e entender como eles funcionam a fundo em diferentes cenários.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.