O que é Mercado de Títulos?

Muitos investidores consideram o investimento em títulos públicos como uma das opções de investimento mais seguras que existem.

Essa percepção não está errada, por outro lado, é importante entender como o Mercado de Títulos funciona de fato.

Se por um acaso você está pensando em investir no Mercado de Títulos, vale a pena ter em mãos algumas informações.

O que é Mercado de Títulos?

Mercado de Títulos é a área em que movimenta os investimentos em Títulos Públicos, sendo por compra ou venda de títulos.

Esses títulos são dívidas emitidas pelo Governo, usando os valores recebidos para liquidar as dívidas ou investir em políticas públicas.

A emissão dos títulos gera captação de valores para diversos destinos. O investimento é vantajoso pela alta liquidez e rendimento maior que poupança .

Como funciona o Mercado de Títulos?

Quando se investe em um título público, o investidor está emprestando dinheiro ao Governo, que irá remunerá-lo através dos juros conforme o título escolhido. 

Dependendo dos títulos escolhidos, esse investimento pode ser um bom gerador de renda fixa em razão da rentabilidade, estabilidade e praticidade.

As vantagens estão focadas no conforto, já que investir em títulos é bastante seguro, apesar da contrapartida de não gerar grandes lucros. 

Uma das formas de encontrar títulos é através do Tesouro Direto, que disponibiliza Títulos Públicos com variadas condições.

Os títulos podem ser divididos em dois tipos:

  • Títulos Pré fixados: São títulos com taxas de juros fixas, que podem oferecer melhor planejamento já que é calculável o quão vai receber no seu vencimento;
  • Títulos Pós Fixados: Por serem ligados a algum indicador de mercado, como a Taxa Selic, não tem uma forma segura de prever o quanto irá ser movimentado.

Como investir no Mercado de Títulos

Para começar a investir no Mercado de Títulos é fácil, pois se trata de um investimento acessível para todas as pessoas.

Veja esse passo a passo:

  • 1º passo: Busque pela corretora de valores com as melhores condições;
  • 2º passo: Crie uma conta na corretora escolhida; 
  • 3º passo: Veja quais títulos melhor se encaixam a sua estratégia de investimento;
  • 4º passo: transfira dinheiro para conta; 
  • 5º passo: finalize a compra do título. 

Tributação do Mercado de Títulos

A tributação do mercado de títulos ocorre da mesma forma que outros ativos de renda fixa, ou seja, através da Tabela Regressiva do Imposto de Renda.

Isto é, quanto maior o prazo de aplicação, menor será o imposto atribuído. Confira as porcentagens atribuídas conforme o prazo designado:

  • Até 180 dias: 22,3%;
  • De 181 a 360 dias: 20%;
  • De 361 a 720 dias: 17,5%;
  • Mais de 720 dias: 15%.

(Tempo de aplicação - % de IR sobre o rendimento.)

Vale ressaltar que, caso aconteça do investidor saldar sua aplicação em menos de 30 dias, ele será obrigado a pagar um tributo chamado de IOF.

Esse tributo é calculado com base no tempo que ainda restava para completar os 30 dias. Caso o investidor resgate seu título no primeiro dia a incidência será de 96% sobre o lucro.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.