O que é Mercado de Crédito?

O sistema de empréstimos é conhecido por muitos, mas a maioria das pessoas não entende bem como ele funciona, mesmo já tendo contraído vários empréstimos

Os empréstimos, por sua vez, são o elemento principal que caracteriza o Mercado de Crédito. É claro que não existiria mercado de crédito sem a contribuição das pessoas.

Também é importante não só entender o mercado de crédito, mas saber onde ele faz sua atuação e qual a melhor forma de utilizá-lo.

O que é Mercado de Crédito?

Mercado de Crédito é a fonte que envolve ações do sistema de crédito, ou seja, financiamentos e empréstimos concedidos a pessoas físicas e jurídicas.

Faz parte do Sistema Financeiro Nacional em conjunto do mercado de Câmbio e Mercado de capital. Sendo todos de grande importância para a manutenção da economia.

Pode também ser útil para detalhar a situação econômica do país, por exemplo, a exposição da situação de endividamento da população

Como funciona o Mercado de Crédito?

O mercado de crédito de forma simplificada é o sistema de empréstimos. Sendo composto pela figura do Credor e do Devedor. Estas figuras se caracterizam da seguinte forma:

  • Credor: instituição regulamentada que fornece crédito para fins diversos;
  • Devedor: pessoa física ou jurídica que busca financiamento ou empréstimos. 

A pessoa física ou jurídica vai até o credor de sua preferência em busca de créditos, a fim de ter sua proposta aceita.

No desenvolvimento da proposta entram vários detalhes importantes, dentre eles estão o valor, a forma de pagamento, os juros, as garantias e etc.

Importante destacar que, o valor recebido pelo empréstimo, não é o mesmo que será retornado a instituição credora, por causa da incidência de juros e taxas.

Propostas que chegam até o momento da contratação dividem-se em três tipos com base no prazo que foi acertado para sua conclusão. 

São elas: 

  • De prazo curto: algo em torno de um ano de duração; 
  • De prazo médio: que flutuar entre 1 e 5 anos de contratação;
  • De longo prazo: com duração superior a 5 anos.

Onde se usa o mercado de crédito?

O Banco Central do Brasil é responsável por designar quais instituições podem trabalhar com Mercado de Crédito. Entre elas estão:

  • Empresas de cartão de crédito;
  • Bancos Públicos e Privados;
  • Administradoras de consórcios;
  • Etc.  

Quais são os tipos de créditos?

Dependendo da de quem esteja buscando por crédito, sendo pessoa física ou jurídica, existem diferentes modalidades, como:

  • Crédito pessoa Física: leasing, cheque especial, cartão de crédito, Crédito consignado, crédito direto ao consumidor, entre outros;
  • Crédito Pessoa Jurídica: financiamento para máquinas e equipamentos, financiamento de projetos, capital de giro, entre outros. 

Sendo o crédito consignado o que apresenta menor taxa de juros, em contraste com o cheque especial e o cartão de crédito, que são as taxas mais altas.

É evidente que, independente da taxa de juros, cada espécie de crédito possui as suas vantagens e desvantagens, que precisam ser analisadas durante a contratação.

Também é importante escolher muito bem a empresa credora e analisar as suas condições para se certificar de não estar aceitando condições injustas.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.