Escrito por:

Marcilio Lima

Todo empreendedor deveria saber o que é lucro bruto. No entanto, a maioria dos empresários não têm tempo para aprender os conceitos financeiros da administração.

Isso não significa, no entanto, que não se possa ter uma noção básica a respeito dos diversos termos relacionados à gestão financeira de uma empresa.

Pensando nisso, a Análise de Ações decidiu falar hoje um pouco mais a respeito do Lucro Bruto, algo que pode ajudar o empresário a enxergar melhor a real situação do seu negócio.

O que é lucro bruto?

De forma bem resumida, o lucro bruto pode ser entendido como a diferença entre a receita da empresa e os seus custos variáveis, como matérias-primas, insumos, comissões e etc.

Para simplificar, o lucro variável é tudo aquilo que é considerado como um gasto necessário para se criar um produto ou se executar um serviço. É diferente de custo fixo.

O custo variável, por sua vez, muda de acordo com a escala da produção ou de prestação de serviços. No entanto, alguns empresários têm dificuldades em definir o custo variável.

Essa dificuldade de definição, por conseguinte, pode influenciar no resultado do lucro bruto, que depende exclusivamente do entendimento entre custo variável e receita.

Também vale lembrar que o lucro bruto é apenas um indicador que não pode ser usado de forma isolada para se discutir a realidade da empresa, que envolve outros fatores.

Para que serve o lucro bruto?

Se o não se pode usar o lucro bruto como um fato isolado para avaliar uma empresa, então qual é a sua finalidade como indicador? A principal delas é auferir a eficiência da produção.

Em outras palavras, avaliar se o produto ou serviço da empresa possui uma boa taxa de retorno se comparado ao quanto foi necessário investir para a sua confecção ou execução.

Se a diferença entre custos variáveis e receita for grande, isso indica que a empresa tem uma operação econômica, ou no mínimo que o produto ou serviço é supervalorizado.

Além disso, saber o lucro é importante para se ter uma leitura mais analítica da situação financeira real da empresa, pois ele ajudará a entender melhor os outros indicadores.

Como calcular o lucro bruto?

O cálculo do lucro bruto é relativamente simples de ser feito. Sua expressão se dá pela seguinte fórmula:

                         Lucro bruto = Receita - Custos variáveis

Para simplificar, vamos imaginar que uma empresa produz 1000 itens e os vende pelo valor de 5 reais. Os custos variáveis para a produção de cada item são de 1 real.

Se multiplicarmos (1000 x 1), concluímos que a empresa gastou mil reais para produzir mil itens. Em seguida, fazemos (1000 x 5), e descobrimos que a receita foi 5 mil reais.

A fórmula então fica assim:

                         Lucro bruto = 5000 - 1000

                         Lucro bruto = 4000

O resultado é que a empresa teve 4 mil reais de lucro bruto.

Lucro bruto e lucro líquido

Quando se fala em lucro bruto, também é comum falar de lucro líquido. Este segundo conceito trata do lucro da empresa depois de descontado custos variáveis e fixos.

Em outras palavras, o lucro líquido pode ser considerado como o lucro real da empresa, e para calculá-lo, basta descobrir o lucro bruto e deduzir custos fixos.

Aprendeu sobre o lucro bruto? Então aproveite para deixar o Análise de Ações na sua lista de favoritos para sempre acompanhar nossas postagens.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados