Escrito por:

Marcilio Lima

O leilão de abertura é uma das etapas de negociação da bolsa de valores. No entanto, muitos investidores iniciantes não compreendem a sua importância.

Inclusive, aqueles que sabem exatamente como a bolsa de valores funciona, que entende as suas regras, consegue ter um aproveitamento muito maior e lucrar mais.

Pensando nisso, hoje a Análise de Ações vai falar sobre a primeira fase de negociações da bolsa e uma de suas mais importantes, o Leilão de abertura. Vamos começar?

O que é leilão de abertura?

O leilão de abertura, como diz o próprio, é uma fase na qual os investidores podem enviar as suas ofertas de compra e venda sem que, no entanto, elas se concretizem.

Neste período, que também é conhecido como “pré-market”, o objetivo é definir o potencial preço de abertura de um determinado ativo. O escolhido é o que tiver mais negociações.

Qualquer investidor pode participar desse leilão. Inclusive, esse período de negociações é um dos mais propícios para se auferir lucros com ações de interesse.

O período do leilão de abertura pode variar de bolsa de valores para bolsa de valores. Assim como varia também o próprio período de abertura das bolsas de valores ao redor do mundo.

No Brasil, de acordo com a última atualização, o leilão de abertura está definido para ocorrer entre as 9h45 e 10h00 da manhã, ou seja, 15 minutos antes da abertura oficial da bolsa.

Algo importante que deve ser destacado é que, dependendo da quantidade de negociações em um ativo, as negociações oficiais dele podem acabar atrasando um pouco até se obter um consenso.

Qual a importância do leilão de abertura?

O leilão de abertura é o momento em que será definido o valor pelo qual as ações das empresas começarão a ser negociadas no período normal da bolsa.

Com um pouco de estudo sobre as empresas que se deseja negociar, este pode ser um período determinante para se comprar papéis mais baratos ou vender outros mais caros.

Isso porque, como a bolsa de valores brasileira é relativamente pequena, os movimentos no mercado internacional podem influenciar muito o investidor nacional.

O investidor que não participa ou não acompanha o leilão de abertura pode acabar tendo uma surpresa negativa no momento em que a bolsa de valores abrir oficialmente.

Esse período da bolsa também é importante para medir a temperatura dos investidores em relação ao quanto eles acham que vale a ação de uma empresa.

As outras fases da bolsa de valores

Agora que você já sabe sobre o leilão de abertura, é importante entender resumidamente sobre as outras fases da bolsa. São elas:

  • Cancelamento de oferta: O cancelamento de oferta vem antes do leilão de abertura, durando também 15 minutos e usado para cancelar ofertas programadas;
  • Pregão regular: É o período regular e comum onde a maioria das negociações são feitas, vendas e compras são efetuadas a vista;
  • Call de fechamento: Um período de 5 minutos antes do fechamento da bolsa apenas para ativos da carteira teórica de índices da Bovespa;
  • After-market: Na bolsa brasileira esse período ocorre entre 17h30 e 18 horas, e é um período de negociação extra após o período regular.

Gostou de aprender sobre o leilão de abertura? Então aproveite para colocar a Análise de Ações na sua lista de favoritos. Estamos sempre postando novos conteúdos.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados