O que é Large Caps?

Muitos investidores investem em Large Caps sem necessariamente saberem que estão fazendo isso.

Apesar de ser algo que o investidor médio entende muito bem, quem ainda está entrando no mundo dos investimentos pode não conhecer esse termo.

Saber o que são Large Caps é essencial para aqueles que procuram fazer bons investimentos conscientes.

O que são Large Caps?

Large Caps são empresas com o maior valor de mercado que estão listadas na bolsa de valores, e que por conseguinte são muito negociados também.

Para que uma empresa seja considerada uma Large Cap, no entanto, é necessário se atentar ao seu valor de mercado, que deve ser maior do que 10 bilhões de reais.

Outra forma de se referir as Large Caps é pela alcunha de Blue Chips, um termo muito utilizado que faz referência ao Poker, já que as fichas azuis são as mais valiosas.

Por conta do seu tamanho, as Large Caps são geralmente consideradas empresas bastante sólidas e muitas vezes líderes no seu mercado.

A importância do valor de mercado

É o valor de mercado que define se uma empresa é uma Large Cap ou não. Entretanto, existem muitos fatores que influenciam o valor de mercado de uma empresa.

Em primeiro lugar temos os dados financeiros e fiscais, ou seja, o quanto a empresa fatura e o quanto ela tem de patrimônio imobilizado, como imóveis, máquinas e etc.

Há também os fatores subjetivos, tais como a governança corporativa e o impacto social que a empresa pode causar na região na qual ela esteja instalada.

Inclusive, empresas Large Caps geralmente são conhecidas por terem operações realmente grandiosas, que afetam principalmente o meio ambiente à sua volta.

Hoje em dia, principalmente, empresas que demonstram consciência ambiental e boas práticas de conduta e ética são vistas como as queridas pelos investidores.

Small Caps e Mid Caps

Além das Large Caps também tem outras duas classificações populares, que são as Mid Caps e as Small Caps, igualmente definidas pelo seu valor de mercado.

As Mid Caps são empresas intermediárias, que ainda podem crescer bastante e tem um valor de mercado entre 2 e 10 bilhões de reais. 

Em relação às Small Caps, que geralmente são vistas como ótimas oportunidades de investimento, estas possuem um valor de mercado inferior a 2 bilhões de reais.

Em todo caso, é importante ressalvar que pode ser mais correto avaliar o valor de mercado de uma empresa em dólares, por conta da variação do real.

Vale a pena investir em Large Caps?

Investidores que gostam de empresas Large Cap, geralmente estão procurando estabilidade e pouco risco. E há dois motivos para isso:

  • Elas possuem mais condições de pagar dividendos;
  • O seu valor é mais estável pela pouca possibilidade de crescimento.

Possuir empresas Large Cap em sua carteira de investimento pode ser uma ótima opção, ainda mais se você quiser mais segurança.

Entretanto, é importante lembrar que não é porque uma empresa tem um grande valor de mercado, que isso significa que ela seja um bom investimento.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.