O que é IAU?

Escrito por:

Marcilio Lima

Os chamados Exchange Traded Fund são opções de investimentos para quem deseja diversificar a carteira de investimentos. São produtos negociados em Bolsas de Valores, com negociação parecida com ações.

Os ETFs podem ser compreendidos como Fundos de Índice, pois tem uma performance parecida com o índice que desejam replicar. No caso do ETF IAU, tenta-se acompanhar a oscilação do preço do ouro no mercado financeiro.

Como funciona o ETF IAU

O ETF IAU é um produto de investimento negociado na Bolsa de Valores norte-americana, nesse caso a NYSE (Bolsa de Valores de Nova York). Para ter acesso a esse ETF, o investidor precisa fazer a negociação através de uma corretora de valores autorizada a disponibilizar esse produto, como a Passfolio, Avenue ou outra, em caso de o investidor ser brasileiro.

O ETF IAU procura replicar o preço do ouro no mercado, o que deixa o investidor exposto ao valor desse valioso material, sem ter a necessidade de tê-lo fisicamente, em barras, ornamentos ou joias, a título de exemplos.

Histórico do ETF IAU

O ETF IAU está no mercado desde 21 de janeiro de 2005, quando teve o seu IPO. Sua gestão é realizada pela BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, sediada em Nova York e empresa de capital aberto. A taxa de administração é de 0,25% ao ano.

O preço mínimo em 52 semanas é de US$ 15,69 e o valor máximo é de US$ 19,71. Os dados são de abril de 2021, o que mostra uma valorização de 3,26% no último ano.

Vantagens de investir no ETF IAU

Há muitas vantagens ao investir em um ETF IAU. A principal delas é acompanhar o preço comercial do ouro, o que pode ser considerado como uma estratégia diferenciada de proteção da carteira. Especificamente, o ETF IAU possui uma taxa de administração baixa, se comparada com outros ETFs de ouro no mercado.

Ainda, se o investidor for interessado nessa modalidade de investimento, através do ETF IAU, ele não precisará se preocupar com questões de armazenamento, segurança e conservação desse material.

Vale mencionar que em períodos de crise e de alta na inflação, a procura por câmbios estáveis e seguros aumenta, o que coloca o ouro em uma opção de investimento muito atrativa aos investidores de todo o mundo.

Por fim, o preço do ETF é considerado baixo, o que permite que investidores pequenos, que podem não ter condição financeira de comprar o material, aloquem capital nessa modalidade de investimentos, além de ter uma oscilação estável.

Desvantagens de investir no ETF IAU

Como o ETF IAU não está atrelado às empresas ou moedas, a sua valorização não será expressiva a curto e médio prazo. Deve-se prestar atenção também nos momentos de baixa liquidez do ativo, por exemplo quando as economias mundiais estão em alta. Além disso, esse ETF não tem histórico de distribuição de dividendos.

Vale a pena investir no ETF IAU?

O ETF IAU é ideal para quem procura uma diversificação no mercado norte-americano em commodities e participar desse mercado que é estável, possui aceitação mundial e fornece rentabilidade no longo prazo, além de ser um ótimo ativo para diversificação da carteira.

Além disso, como o preço do ouro é dolarizado, momentos de alta na moeda podem beneficiar o ouro e suas trocas comerciais e financeiras. Finalmente, o ETF IAU é uma ótima reserva de valor aos investidores experientes.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.