O que é HASH11?

Escrito por:

Marcilio Lima

O Hashdex Nasdaq Crypto Index FI, negociado na bolsa de valores sob o código HASH11, se trata de um fundo de índice (ETF) que expõe o investidor ao universo de criptomoedas, de forma global e diversificada.

Dessa forma, dado que o ETF replica um índice composto por uma cesta de criptomoedas, com apenas 1 cota de HASH11 o investidor consegue se expor a múltiplos criptoativos.

Nesse caso, o HASH11 é uma ótima opção para quem acredita na criptomoeda como investimento e quer se expor por meio de uma estratégia clara alinhada a um ambiente seguro.

A segurança vem tanto da imagem da bolsa de valores quanto da segurança contra perda de informações ou eventual fraude.   

A estratégia do Hashdex Nasdaq Crypto Index FI (HASH11)

Em linhas gerais, a estratégia do HASH11 é fundamentada na replicação de um índice composto por diversas criptomoedas. Sendo assim, ao adquirir suas cotas, o investidor poderá ter uma posição diversificada alinhada a um baixo custo.

O fundo HASH11 replica o Nasdaq Crypto Index (NCI) que nada mais é do que um índice das principais criptomoedas, elaborado pela Nasdaq (Estados Unidos). 

Tendo em vista que o HASH11 apenas replica o índice, pode-se entender que o fundo adota uma estratégia de gestão passiva, ou seja, não seleciona ativamente as criptomoedas. Ele segue apenas a composição do índice Nasdaq.

Como consequência, caso o índice Nasdaq Crypto seja alterado, a carteira do HASH11 é alterada automaticamente de modo a espelhar o índice do exterior.

Ao negociar cotas do HASH11 na bolsa de valores o investidor estará exposto, principalmente, aos seguintes criptoativos:

  • Bitcoin
  • Ethereum
  • Litecoin
  • Chainlink
  • Bitcoin cash

Vale destacar, no entanto, que a carteira do HASH11 pode variar ao longo do tempo. Mudanças na carteira do fundo ocorrerão se ocorrerem mudanças no índice NCI, dado que o HASH11 espelha tal índice de forma passiva.

Quais ativos compõem a carteira do HASH11?

Em julho de 2022, a carteira do HASH11 era composta pelos ativos:

Bitcoin - 63,3%;

Ethereum - 33%;

Litecoin - 1%;

Chainlink - 0,80%;

Bitcoin cash - 0,50%;

Uniswap - 0,50%;

Stellar Lumens - 0,40%.

Como comprar cotas do HASH11?

O processo de compra das cotas de HASH11 é bastante simples. Antes de mais nada, você precisa ter conta em uma corretora para negociar os ativos.

Após transferir os recursos para sua conta, você já pode começar a negociar. Para isso, basta acessar o home broker da corretora e inserir o código de negociação HASH11, preenchendo na sequência quantidade e preço.

Uma vez inserido a quantidade desejada e o preço pelo qual se deseja comprar os ativos, basta enviar a ordem para execução e, por fim, conferir se a mesma foi efetivada.

Uma boa dica para agilizar a execução integral de uma ordem é realizá-la a mercado. Para isso, basta selecionar a opção “ordem a mercado” e o sistema de sua corretora irá, automaticamente, realizar a compra dos ativos conforme a melhor oferta disponível.

Vantagens do HASH11

A principal vantagem de investir no universo de criptomoedas por meio do HASH11 se trata da diversificação com baixo custo. 

A carteira do HASH11, conforme falamos, é composta pelas principais criptomoedas do mercado e, através de uma cota (menos de R$ 20 em julho de 2022), o investidor tem acesso ao universo cripto de maneira diversificada.

Outro ponto que cabe destaque diz respeito à segurança na custódia das criptomoedas. Esse costuma ser um dos temas que mais geram receio nos investidores iniciantes. Isso porque, quando o investidor faz sua própria custódia mas, por acidente, perde sua senha, ele incorre na perda do acesso aos criptoativos.

Nesse sentido, uma equipe qualificada e responsável pela custódia dos criptoativos pode transmitir mais segurança, principalmente aos investidores iniciantes.

Além disso, investir em ETFs como o HASH11 pode proporcionar eficiência aos investidores, tanto em termos de custos de intermediação e gestão.

Ao contrário de alguns fundos multimercados que adquirem criptoativos e cobram taxa de administração anual de 2%, o HASH11 apresenta uma das taxas mais baratas do mercado, com 1,3% ao ano.

Desvantagens do HASH11

As criptomoedas estão em um mercado muito volátil, então elas carregam mais risco do que a maioria dos investimentos. Isso pode ser um problema se o seu perfil de investidor não for adequado para isso.

Além disso, ao utilizar um ETF para investir em criptomoedas, como é o caso do HASH11, a principal desvantagem se resume à perda de uso dos demais benefícios oferecidos pelas criptomoedas.

O investidor perde a oportunidade de utilizá-las, por exemplo, como meios de transação e instrumentos para formação de contratos inteligentes.

O HASH11 paga dividendos?

Não, o HASH11 não paga dividendos, ele somente segue a valorização do Nasdaq Crypto Index (NCI).

Dessa forma, a única maneira de lucrar com HASH11 é por meio da valorização das cotas negociadas em bolsa.

O não pagamento de dividendos ocorre pelo fato de que criptomoedas não geram caixa. Em outras palavras, como não são empresas que geram lucro, não há fluxo a distribuir.

O HASH11 possui imposto de renda?

Sim! Tanto o HASH11 quanto os demais ETFs sofrem a tributação do imposto de renda por meio de uma alíquota de 15% sobre o lucro obtido. Para isso, a compra e a venda precisam ocorrer em dias diferentes.

Vale destacar que o HASH11 não tem isenção de IR para vendas de até R$20 mil mensais. A isenção, neste caso, é válida somente para ações.

Nesse contexto, qualquer lucro auferido com a venda de cotas de HASH11 é tributado em 15%, desde que a compra e a venda ocorram em dias diferentes.

Vale lembrar que é de responsabilidade do próprio investidor recolher o  imposto de renda do HASH11 por meio do DARF.

No entanto, caso o investidor tenha prejuízo, não haverá cobrança de imposto de renda.

Por fim, vale lembrar que diferente dos fundos multimercados que adquirem criptomoedas, o HASH11 não sofre incidência do come-cotas.

Em poucas palavras, as come-cotas são antecipações semestrais de imposto de renda, que ocorrem em maio e novembro. No longo prazo, essas antecipações são muito prejudiciais para os retornos que os investidores recebem.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.