O que é Garantia Residual?

A Garantia Residual, também conhecida como Stand By Underwriting, é encontrada quando uma empresa realiza o seu IPO (Oferta Pública Inicial), ou seja, a abertura de capital do mercado, e busca uma instituição financeira intermediária para negociar as suas ações.

É comum a instituição financeira, um banco ou uma corretora, por exemplo, realizar um consórcio, chamado de Pool, para conduzir a abertura de capital ou oferta secundária de ações.

Desse modo, a Garantia Residual é uma forma de subscrição pública de ações, sendo que a empresa junta esforços com a instituição financeira para vender os ativos durante um determinado período, ao contrário da Garantia Firme, a qual estabelece um acordo em que apenas a instituição financeira deve assumir a responsabilidade de venda das ações, em um acordo vantajoso para a empresa.

As três garantias que envolvem a abertura de capital de uma empresa são separadas pelo seu grau de proteção à companhia. Enquanto, na Garantia Firme, o risco fica todo para a instituição financeira e, na Garantia de Melhores Esforços, a responsabilidade recai apenas sobre os ativos vendidos, na Garantia Residual, o risco é partilhado entre instituição financeira e empresa, pois ambas precisam responsabilizar-se pela venda e distribuição dos ativos para que encontrem investidores.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.