A Garantia Real consiste em uma modalidade de proteção aos investidores de Debêntures, na qual os ativos da companhia emissora são colocados como garantia aos investidores, sendo necessário a indicação formal de quais bens podem ser tomados em caso de descumprimento do acordo, sem possibilidade de alteração e a Debênture não pode ultrapassar 80% do valor contábil dos bens e propriedades sob garantia.

Vale ressaltar que esse tipo de garantia está associado à emissão de Debêntures, ou seja, títulos de dívida da iniciativa privada. Entre as garantias que são legalmente reconhecidas, a Garantia Real é aquela que deixa o investidor (credor) mais protegido.

Porém, investimentos como Debêntures requerem análise aprofundada, pois é uma estratégia mais arriscada. Em casos em que será preciso recorrer à Garantia Real, como questões legais e jurídicas estão envolvidas, será necessário tempo para que o investidor receba os seus direitos. Portanto, é preciso analisar a classificação e a empresa no momento de aplicação em Debêntures.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados