O que é Fundos DI?

Os Fundos DI, também conhecidos pelo nome Fundos de Renda Fixa Referenciados DI, são produtos de investimentos nos quais os gestores devem destinar 95% do patrimônio líquido a títulos de Renda Fixa atrelados à taxa básica de juros, a Selic, e, consequentemente, sua performance será semelhante ou igual ao índice chamado de Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Os títulos que compõem o fundo podem ser públicos ou privados.

Nesse cenário, os Fundos DI são amplamente conhecidos pela praticidade e simplicidade no momento de aplicação, que pode ser feita diretamente pelo investidor, mediante o cadastro em alguma instituição financeira, banco ou corretora.

Muitos investidores usam esses fundos para caixa e reserva de emergência, pois são relativamente rentáveis (especialmente em épocas de alta nos juros) e apresentam liquidez diária. Outra grande vantagem é que os Fundos FI são muito acessíveis e não pedem um grande aporte inicial.

Apesar disso, há a taxa de administração sobre o patrimônio total da aplicação e a cobrança de Imposto de Renda, seguindo a tabela regressiva de aplicação (aplicações mais longas têm menor cobrança), além da incidência de come-cotas, uma espécie de adiantamento do Imposto de Renda, cobrada duas vezes por ano, em maio e em novembro. Ainda, em operações que duram menos de 30 dias, há a cobrança do IOF.

O investidor precisa estar atento a essas cobranças que corroem a rentabilidade, especialmente se a aplicação tem a função de caixa ou reserva de emergência. Salvo essas cobranças, que são normais em fundos de investimento, os Fundos DI são produtos financeiros interessantes, especialmente se o perfil do investidor for conservador e com aversão ao risco.

Outro ponto importante consiste no fato de que os Fundos DI não recebem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ao contrário dos títulos que compõem um fundo dessa natureza, retirando uma camada de proteção ao investidor, caso ocorra algum imprevisto na instituição custodiante do fundo, já que o FGC pode restituir o valor investido em até R$ 250 mil por CPF. Mesmo assim, os Fundos DI são seguros e confiáveis.

Com rendimentos diários e rentabilidade previsível, os Fundos DI atraem investidores dos mais variados perfis e com diferentes objetivos, por oferecer uma forma segura, prática e rápida de investir.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.