O que é Fundos de Hotéis?

Existem muitas pessoas que adoram a experiência de ficar em hotéis. Por outro lado, também é possível ganhar dinheiro com eles por meio dos Fundos de Hotéis.

Investir em hotéis pode ser uma ideia muito boa em cidades que sejam consideradas pontos turísticos e tenham capacidade de atrair muitos turistas.

Em contrapartida, entender como estes fundos funcionam e como é possível ganhar dinheiro com eles é fundamental para qualquer investidor responsável.

O que são Fundos de Hotéis?

Os Fundos de Hotéis são fundos imobiliários que investem nesse tipo de negócio, comprando e administrando imóveis com características hoteleiras.

No Brasil, no entanto, as opções disponíveis para esse fundo ainda são bem reduzidas, pois os investidores ainda não viram o potencial que eles podem ter.

Os Fundos de Hotéis, por sua vez, possuem em seu portfólio investimento em diversos empreendimentos hoteleiros.

O setor de hotelaria

A hotelaria é um setor muito lucrativo em períodos em que as pessoas estão estimuladas para viagem e conhecerem novos lugares. No entanto, amargam em períodos de crise.

Evidentemente que toda economia é depreciada em momentos de crise, mas os hotéis sofrem particularmente mais, pois eles dependem da visitação física das pessoas.

Sem contar que eles são muito suscetíveis a decisões governamentais sobre a ocupação máxima permitida em determinados momentos.

Hotéis também lucram bastante ao serem escolhidos para fornecer acomodações para participantes de eventos, porém, eventos podem ser desencorajados por diversas razões.

Existe também a crescente concorrência de soluções como Airbnb, que permite que qualquer pessoa alugue os cômodos de sua casa para estranhos passarem alguns dias.

Por causa disso, as pessoas que buscam economizar com acomodação, vão preferir se hospedar dessa forma, cada vez mais deixando os hotéis para quem quer uma experiência.

Como os Fundos de Hotéis lucram?

Os Fundos de Hotéis podem lucrar, basicamente, de três formas distintas. São elas:

  • Com a renda advinda das locações dos quartos dos hotéis;
  • Comercializando unidades hoteleiras, conhecidas como “flats”;
  • Com a valorização da cota com o passar do tempo.

No entanto, é importante lembrar que muitos hotéis possuem a maior parte do seu lucro atrelado às temporadas específicas do ano, ou as características da região em que estão.

Ou seja, em datas especiais, hotéis sempre lucram mais, mas eles também podem ter uma demanda constante dependendo do quão interessante é a região em que estão localizados.

Como investir em Fundos de Hotéis?

Para investir em Fundos de Hotéis é fundamental que o investidor possua uma conta em uma corretora de valores ou outro agente intermediário autorizado.

O passo seguinte é a análise dos fundos interessados, que deve ser minuciosa e responsável. Se preferir, é possível consultar a lista dos fundos no site da B3.

Não se esqueça que esta análise deve servir principalmente para:

  • Conhecer o gestor do fundo e ver se trata de um profissional;
  • Identificar a qualidade dos ativos que o fundo investe. 

Por fim, uma vez que todas as informações principais tenham sido verificadas, é só comprar a quantidade de cotas desejadas nos fundos elegidos e aguardar os retornos.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.