O que é Fundos de Desenvolvimento Imobiliário?

Existem diversas áreas nas quais é possível alocar recursos financeiros esperando um retorno futuro. No mercado imobiliário, existem Fundos de Desenvolvimento Imobiliário.

Os fundos de investimento, por sua vez, são um dos tipos de investimento preferidos das pessoas. No entanto, muitas não conhecem os fundos de desenvolvimento.

Diferente dos outros fundos relacionados ao setor imobiliário, os fundos de desenvolvimento tendem a agradar um investidor mais arrojado e que gosta de riscos.

O que são Fundos de Desenvolvimento Imobiliário?

Fundos de Desenvolvimento Imobiliário são fundos de investimento focados em imóveis que ainda estão sendo construídos ou que ainda serão construídos.

Os cotistas de fundos imobiliários tradicionais são remunerados com o aluguel de salas e casas. Já os fundos de desenvolvimento lucram principalmente com a venda do imóvel.

Por outro lado, isso pode variar de acordo com o objetivo do fundo. Por exemplo, com salas comerciais, é possível lucrar com seus aluguéis também, caso não sejam vendidas.

Mas é importante frisar que o objetivo de um fundo de desenvolvimento é a venda, pois é investido muito dinheiro no projeto que precisa ser retornado ao final.

Características de Fundo de Desenvolvimento Imobiliário

Os Fundos de Desenvolvimento Imobiliário são diferentes dos Fundos Imobiliários tradicionais por uma série de razões, como:

  • É um investimento de alto risco que pode não dar certo;
  • Podem ser convertidos em fundos de aluguel no final;
  • São altamente afetados pelas volatilidades do mercado imobiliário.

Também é importante destacar que para investir em fundos é necessário estar atento às taxas cobradas pelas plataformas, e também ter uma conta em uma corretora ou banco.

Por outro lado, uma vantagem interessante que alguns fundos de desenvolvimento oferecem aos seus cotistas é a Renda Mínima Garantida (RMG).

RMG

O RMG, por sua vez, é uma forma de recompensar os investidores pela sua paciência em investirem no fundo, retornando uma quantia periodicamente.

Essa renda, no entanto, pode ser advinda tanto de uma parcela que é paga pelos próprios cotistas e separada para essa finalidade, como em um acordo entre construtora e o Fundo.

Vale destacar que fundos que oferecem essa vantagem geralmente cobram taxas mais caras para compensarem o RMG estipulado.

Fundos de desenvolvimento listados na B3

Veja alguns dos principais fundos de desenvolvimento imobiliário listados na bolsa de valores brasileira, a B3.

Existem vários outros fundos e é recomendável dar uma olhada no próprio site da B3 para verificar todas as opções listadas e escolher o que mais fizer sentido.

O mercado imobiliário

Algo que é fundamental é prestar atenção nas movimentações do mercado imobiliário. Se o mercado estiver aquecido, todos os investimentos no setor irão render mais.

Por outro lado, se o mercado estiver desaquecido, pode ser um momento ruim para se fazer esse tipo de investimento. E é muito difícil prever o que o mercado vai fazer.

Também é importante estar atento a bolhas imobiliárias, que podem começar a se desenvolver de forma bem sorrateira, causando grandes prejuízos ao estourar.

Em um cenário como esse, por exemplo, investir em fundos de desenvolvimento imobiliário pode não ser uma atitude muito sensata, pois as pessoas não estariam comprando imóveis.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.