O que é Fundo Referenciado?

Um Fundo Referenciado, também conhecido como Fundo DI, é aquele que acompanha a performance de um índice de mercado, um benchmark, de modo a obter retornos iguais ou semelhantes aos investidores do fundo. Sendo assim, 95% do patrimônio do Fundo Referenciado deve estar alocado em ativos que compõem o índice.

Tal modalidade de investimento se aproxima muito de Fundos de Índice. Porém, os Fundos Referenciados podem somente investir em títulos públicos federais ou títulos de Renda Fixa privados.

Dessa forma, o CDI (Crédito de Depósito Interbancário) é o índice de mercado mais explorado em Fundos Referenciados, além da Selic, a taxa básica de juros. Assim, os gestores aplicam recursos em títulos de Renda Fixa seguros, especialmente no Tesouro Direto.

Alguns regulamentos de fundos dessa natureza exigem que, no mínimo, 80% do capital dos investidores esteja no Tesouro. Assim, os Fundos Referenciados são investimentos de alta liquidez e segurança, destinado aos indivíduos com perfil conservador para investimentos. Contudo, investidores arrojados fazem uso de Fundos Referenciados para manter capital em caixa e, por isso, também é conhecido por “Fundo Caixa”.

Por fim, o Fundo Referenciado é uma opção de investimento muito tradicional e conservadora, cuja segurança e retorno são garantidos. Há uma taxa de administração, como é comum em fundos de investimentos, porém não são tão elevadas, sem esquecer da cobrança de Imposto de Renda sobre o lucro.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.