Escrito por:

Marjoel Moreira

Fundo Imobiliário (FII) é um tipo de investimento que reúne recursos de diversos investidores para aplicação em empreendimentos do mercado imobiliário. Esses empreendimentos podem ser de diferentes tipos, como imóveis comerciais, residenciais, galpões logísticos, shoppings centers, entre outros.

Os FIIs são formados por um grupo de investidores que compram cotas do fundo e se tornam coproprietários dos imóveis ou empreendimentos que compõem a carteira do fundo. Assim, o investidor que compra uma cota de um FII passa a ter direito a uma parte proporcional do rendimento gerado pelos empreendimentos do fundo, como o aluguel dos imóveis, por exemplo.

Os FIIs são geridos por profissionais especializados, que administram os recursos do fundo e selecionam os empreendimentos para compor a carteira do fundo. Além disso, eles são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é responsável por regulamentar e fiscalizar o mercado de capitais.

Os FIIs são uma opção de investimento interessante para quem busca diversificação da carteira e uma alternativa de investimento em imóveis com baixo valor de entrada, já que é possível investir em cotas de FIIs com valores acessíveis. No entanto, é importante lembrar que os FIIs são investimentos de renda variável, ou seja, seus rendimentos não são garantidos e estão sujeitos a oscilações do mercado. Por isso, é importante avaliar bem os riscos e as características de cada FII antes de investir.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados