O que é Fundo Imobiliário de Tijolo?

Um Fundo Imobiliário de Tijolo é voltado para a alocação de capital em imóveis físicos, como galpões logísticos ou industriais, escritórios corporativos, lajes comerciais, shopping center, agências bancárias, hospitais, centros de ensino, hotéis, supermercados e outros.

Trata-se de um investimento em Renda Variável, que proporciona rendimentos aos cotistas por meio da valorização das cotas e da distribuição de dividendos.

Desse modo, os Fundos Imobiliários de Tijolo costumam ser bastante versáteis e podem abranger imóveis de áreas rurais ou urbanas, bem como residenciais ou comerciais. Os lucros desses fundos são provenientes do arrendamento ou venda de tais imóveis.

O principal ponto a ser observado nesses fundos é a taxa de vacância (a atual e a prevista), isto é, a porcentagem de imóveis sob gestão do fundo que está ociosa ou desocupada, uma vez que tais construções não geram renda para o fundo, além de originar despesas operacionais aos gestores e administradores, consequentemente, aos cotistas.

Ainda, é preciso prestar atenção à localização dos imóveis, ao estado físico dessas construções, ao setor ao qual o empreendimento é voltado, ao gestor do fundo e à instituição administradora. Quanto mais informações o investidor tiver sobre o fundo, maiores são as chances de retorno.

Muitos investidores encontram em Fundos Imobiliários de Tijolo uma forma de possuir uma renda passiva mensal através do recebimento de dividendos mensais que são obrigatórios nessa modalidade de investimento (os lucros devem ser distribuídos aos cotistas mensalmente, em uma taxa de 95%). Ainda, aqueles investidores que buscam diversificação no setor imobiliário também são atraídos pelos Fundos de Tijolo.

Um Fundo Imobiliário de Tijolo é uma ótima maneira para obter exposição ao mercado de imóveis no Brasil, sem mencionar o fato de ser uma excelente estratégia para fins de diversificação da carteira, já que um Fundo de Tijolo pode ser híbrido, ou seja, atua em diferentes áreas do mercado imobiliário.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.