O que é Fundo de Desenvolvimento Social?

Por meio da venda de títulos do Tesouro Direto, o Governo Federal capta recursos para financiar projetos sociais, sendo um deles o Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa Minha Vida. Esses recursos são vinculados ao Fundo de Desenvolvimento Social.

O programa Crédito Solidário, que atende famílias com rendimento bruto mensal no limite de R$ 1.125, também é financiado pelo fundo em questão.

Desse modo, o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) é responsável por promover a habitação para milhares de brasileiros. Além disso, o FDS investe em equipamentos comunitários, saneamento básico, infraestrutura urbana e outras políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e bem-estar da população de baixa renda.

O administrador do FDS é a Caixa Econômica Federal, instituição financeira pública do Brasil e responsável pela distribuição de recursos entre os estados brasileiros.

De acordo com a política de funcionamento do FDS, de 50% a 90% dos recursos do fundo devem estar aplicados no setor habitacional popular, bem como obras de infraestrutura. Os 10% restantes podem ser alocados em ativos de alta liquidez, sendo 5% em títulos públicos federais e 5% em títulos emitidos pela Caixa.

O FDS é essencial para o desenvolvimento do país e fomentar o setor habitacional e imobiliário nacional, sendo esse de extrema importância para manter a economia do Brasil ativa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.