O que é Fundo de Crédito Privado?

O Fundo de Crédito Privado é uma modalidade de investimento relacionada à aplicação em títulos de renda fixa de emissores privados, ou seja, empresas.

Se um Fundo de Investimento possuir mais de 50% do seu patrimônio alocado em títulos dessa natureza, ele receberá tal nomenclatura, de acordo com os órgãos reguladores do mercado, como a CVM e a Anbima.

No universo de investimentos, o termo “crédito” se refere ao ato de emprestar uma quantia financeira com a promessa de pagamento com juros em um prazo definido e sempre haverá uma relação de “devedor-credor”. No caso de Fundos de Crédito Privado, o investidor empresa dinheiro às empresas privadas.

Em qualquer operação de crédito, o risco de calote e inadimplência é presente. No intuito de reduzir o risco intrínseco à operação, um Fundo de Crédito Privado busca diversificar a sua composição, de modo a aumentar a segurança do investimento. Há fundos no mercado com mais de 100 emissores privados.

Sendo assim, a avaliação dos emissores, ou seja, as empresas envolvidas no fundo, bem como a eficiência do gestor do investimento são etapas fundamentais na aplicação em Fundos de Crédito Privado. Existe, ainda, o rating do fundo, isto é, a sua classificação por agências especializadas, sendo mais um critério que pode ajudar o investidor a tomar uma decisão.

Porém, uma nota elevada atribuída ao fundo é sinônimo de rentabilidade menor, pois o risco de calote e inadimplência envolvido na operação é baixo. Outros aspectos a serem considerados é o risco de liquidez (velocidade para transformar o crédito em dinheiro) e o risco de mercado (momento econômico atual).

Um Fundo de Crédito Privado é um produto de investimento que pode oferecer diversificação para a carteira de investidores em geral.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.