O que é Fundo de Arrendamento Residencial?

O Fundo de Arrendamento Residencial é uma modalidade de investimentos que impacta a vida de milhares de brasileiros, uma vez que está ligado aos projetos habitacionais e imobiliários que possuem vínculo com o programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa Minha Vida.

Sendo assim, o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) pode ser definido como um fundo privado cujo prazo de funcionamento é indeterminado. Os recursos arrecadados pelo FAR são destinados para financiar programas habitacionais no Brasil.

Desse modo, a Caixa Econômica Federal é a responsável por administrar o fundo e garantir o seu equilíbrio financeiro. Para isso, a Caixa mantém diálogo com estados e municípios para que o programa chegue em famílias que realmente precisam do financiamento. Posto isso, depois de uma análise minuciosa dos candidatos a receber o financiamento, apenas aqueles que se enquadram nos critérios do programa são aptos a receber os auxílios e vantagens do programa habitacional.

Vale ressaltar que o público-alvo do FAR é famílias com rendimento bruto mensal de R$ 1.800 e que apenas construtoras parceiras da Caixa podem participar das obras financiadas pelo programa, visto que a instituição bancária é responsável pelo pagamento e entrega de tais construções.

Para esse público, o financiamento pode chegar à casa dos 90% do valor do imóvel. Porém, o programa apresenta outras opções para famílias menos vulneráveis, como juros reduzidos e subsídio fixo.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.