O que é Contas a Receber?

Contas a receber é uma nomenclatura utilizada dentro do meio contábil e administrativo e que, por sua vez, está associada aos direitos de uma empresa.

Dentro de um contexto organizacional, fazer uso deste termo ajuda a compreender melhor a real situação de uma companhia para que esta se planeje para o futuro.

Por outro lado, além dos contadores e administradores, poucas pessoas já ouviram falar em Contas a Receber, tendo uma ideia errada do seu significado prático.

O que é contas a receber?

O termo contas a receber diz respeito a todos os recursos financeiros aos quais uma empresa tem o direito de receber de clientes pelos seus serviços e vendas.

Neste contexto são englobadas tanto as parcelas de compras feitas a prazo, como também:

  • Dívidas antigas que acumulam juros e multa;
  • Dividendos de investimentos que a empresa fez em seu nome;
  • Valores ganhos em ações judiciais.

Na maioria das vezes uma empresa não consegue receber tudo a que ela tem direito, principalmente de clientes, e ainda mais se ela for uma organização muito grande.

Entretanto, saber exatamente qual é o montante ao qual ela tem a possibilidade de receber ao longo dos próximos períodos, ajuda bastante na administração da companhia.

Contas a receber e a administração de uma empresa

Com as informações sobre as contas a receber, uma empresa consegue provisionar recursos para o pagamento de dívidas ou contas recorrentes.

O provisionamento, por sua vez, é muito importante para que a companhia evite imprevistos que podem acarretar em um aumento da dívida por meio de juros e multa.

Todavia, é necessário exercer um controle muito grande sobre as contas a receber, que se tornam cada vez mais complexas com o tamanho da empresa.

Inclusive, é necessário fazer o cálculo correto do que a companhia tem direito a receber, que é a diferença entre o valor bruto, o faturamento, e o valor líquido, o lucro.

Como organizar as contas a receber?

Não existe uma maneira correta de organizar as contas a receber, mas hoje em dia os administradores podem tanto fazer uso de planilhas quanto de sistemas de computador.

No entanto, quanto maior a organização, melhor precisa ser esse controle, caso contrário a empresa ficará desorganizada e correrá o risco de perder dinheiro.

Em todo caso, vale lembrar que antigamente o controle precisava ser feito de forma completamente manual. Hoje a tecnologia facilita muito o trabalho.

Contas a receber e contas a pagar

Além das contas a receber, também existem as contas a pagar, que são o seu contraponto conceitual e que, por sua vez, precisam ser analisadas de forma conjunta.

Se as contas a receber se referem ao que uma empresa tem o direito de receber de terceiros, as contas a pagar são os deveres, os débitos que a empresa tem.

Uma empresa bem organizada consegue manter um fluxo de contas a receber maior do que de contas a pagar, pois isso indica saúde financeira e uma operação eficiente.

Caso esse fluxo se inverta, na maioria das vezes indica que a empresa precisa se organizar estruturalmente e fazer reformulações no seu modelo de negócios.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.