O que é Capital de Risco?

Capital de risco é um termo do mundo dos negócios utilizado para designar um tipo de investimento financeiro que apresenta maiores dúvidas sobre a sua rentabilidade.

Esse tipo de investimento, apesar de arriscado, acaba tendo um papel fundamental para suplantar o cenário econômico de um país ou de um segmento novo de negócios.

Por outro lado, muitas pessoas não compreendem muito bem como o capital de risco funciona e o que de fato é considerado um capital de risco.

O que é capital de risco?

Refere-se a capital de risco todo aporte financeiro feito em empresas que não estejam listadas na bolsa de valores de um país, ou seja, de capital fechado.

O motivo dessa denominação se dá pelo fato de que é muito mais difícil avaliar o retorno que o investimento em uma empresa desse tipo pode proporcionar.

Empresas de capital fechado, muitas vezes ainda estão em processo de expansão, no início de suas vidas e talvez ainda nem estejam gerando lucro.

Isso acontece por uma série de razões. Uma das razões é a proposta da empresa ser inovadora. Neste caso, ela precisa de tempo para convencer o mercado e obter resultados.

Esse tempo, por sua vez, só pode ser adquirido com dinheiro de terceiros, que vão servir para que a empresa continue sendo capaz de honrar com seus compromissos financeiros.

Isso significa que, uma das principais funções do capital de risco é tornar possível que determinados negócios consigam prosperar.

Tipos de capital de risco

Existem três principais tipos de capital de risco. A diferença principal entre eles é basicamente o tamanho das empresas a qual eles se destinam. Veja:

  • Seed capital: Para empresas pequenas, em alguns casos ainda “pré-operacionais”, geralmente startups com modelos de negócio inovadores;
  • Venture capital: Para pequenas e médias empresas, que já apresentam algum resultado financeiro e que possuem grande potencial de lucro e crescimento;
  • Private equity: Destinado a grandes empresas que possuem toda a sua operação estruturada com um grande faturamento.

Quem pode investir capital de risco?

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem investir um capital de risco em algum negócio. E a partir deste momento elas se tornam sócias da empresa.

A diferença entre o investimento de uma pessoa física e uma pessoa jurídica é o tamanho do aporte. Inclusive, há empresas que existem apenas para investir em outras.

A importância do capital de risco

O capital de risco é um dos investimentos mais importantes que existem. Isso porque nem todos os empreendedores possuem capital inicial e social suficientes no início.

Sem o capital de risco, inúmeros negócios jamais teriam visto a luz do dia, pois eles simplesmente teriam falido antes de conseguirem mostrar o retorno que podiam dar.

Startups, por exemplo, são altamente dependentes de capital de risco, pois geralmente a sua proposta é disruptiva e encontram pouco ou nenhum paralelo no mercado.

Todavia, não deixa de ser um fato que nem toda empresa irá sobreviver, mesmo com capital de risco. Inclusive, a palavra risco serve justamente para lembrar que investimentos podem dar errado.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.