O que é CAPEX (Capital Expenditure)?

Você sabe o que é CAPEX? Muitas pessoas não compreendem muito bem o significado desse termo, ou o que ele representa para a análise de uma empresa. 

Na realidade existem muitas métricas e muitas formas de avaliar se uma empresa é boa ou não, ou mesmo como está a sua saúde financeira.

Conhecer o CAPEX de uma empresa, por sua vez, pode ser uma forma de determinar se a empresa está investindo corretamente os seus recursos.

O que é CAPEX?

CAPEX é a abreviação do termo inglês Capital Expenditure, e que serve para designar o quanto de recursos financeiros de uma companhia é gasto com bens de capitais.

Esses bens de capitais na realidade tratam-se de bens materiais que a empresa adquire para compor o seu patrimônio e que são fundamentais para a sua operação.

As razões para uma companhia investir em ativos materiais, ou seja, expandir o seu CAPEX, é objetivando melhorar a qualidade dos serviços ou a sua capacidade de produção.

Exemplos de CAPEX

Tudo aquilo que é adquirido pela empresa e que é fundamental para a sua operação é considerado dentro do nível de CAPEX, e isso inclui:

  • Compra de equipamentos e maquinários;
  • Aquisição de veículos e imóveis;
  • Entre outros.

O CAPEX, portanto, trata-se de um custo único. A empresa só investe uma única vez para se tornar possuidora de um ativo que irá incrementar o seu valor patrimonial.

Não é incomum, inclusive, muitas empresas serem bem avaliadas por alguns investidores que consideram o seus CAPEX como uma espécie de trunfo, mesmo com resultados ruins.

Qual a função do CAPEX?

Todas as empresas possuem algum nível de endividamento, seja ele pequeno ou altamente alavancado em razão de empréstimos e investimentos.

No entanto, existe uma grande diferença entre uma empresa que se endivida de forma consciente e planejada, é aquela que é apenas mal gerida.

Parte do endividamento de uma empresa pode ser advindo da aquisição de bens de capitais, ou seja, do seu nível de CAPEX. A outra parte é advinda dos seus resultados.

A questão é que uma empresa altamente endividada por conta de uma gestão ruim, pode ter chances de se recuperar caso ela tenha patrimônio que possa ser vendido.

Já uma empresa com uma boa gestão e que, ainda por cima conta com um bom investimento em CAPEX, torna-se uma companhia sólida e interessante para investidores.

Também pode ser interessante ressaltar que uma empresa estreante na bolsa, muitas vezes usa o recurso dos investidores para investir na sua estrutura.

Diferença entre CAPEX e OPEX

Se o CAPEX diz respeito ao custo da aquisição de bens que irão compor o patrimônio da empresa e ajudá-la a expandir sua operação, também existe o OPEX.

O OPEX também é uma abreviação, no caso, do termo em inglês Operational Expenditure, que pode ser traduzido simplesmente como “gasto operacional”. 

Em outras palavras, o CAPEX diz respeito ao valor gasto para adquirir bens e aumentar a estrutura, o OPEX mostra o quanto é gasto para fazer a manutenção dessa estrutura.

Tudo aquilo que for um gasto recorrente para manter a operação da empresa em dia, como aluguel, conta de água, luz, e etc., é considerado OPEX.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.