O que é BBGO11?

Escrito por:

Marcilio Lima

O BBGO11 é um fiagro que destina seus recursos para investimentos de renda fixa com base em operações das cadeias agroindustriais. Basicamente, o fundo investe em papéis de renda fixa relacionados ao agronegócio e utiliza os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) com seu principal instrumento.

Logo, o BBGO11 é um “fundo de papel”, ou seja, um fundo imobiliário que investe em papéis com relação ao setor, ao invés de comprar imóveis físicos diretamente, como fazendas ou galpões agrícolas.

Em resumo, o BBGO11 é um meio de investimento nas cadeias agroindustriais através de posições credoras, por meio de investimentos em renda fixa, nas quais empresas do setor agrícola devem capital ao BBGO11 e seus investidores.

O BBGO11 se destaca como uma opção altamente acessível, com menos de R$100, para que qualquer investidor invista no agronegócio, um dos setores mais relevantes da economia brasileira.

O setor agrícola, como referência, representa atualmente mais de 20% do PIB brasileiro, isso realça sua relevância no Brasil e destaca o setor como um bom setor para investimento, baseado em ativos reais e alta produtividade.

Operacionalmente, o BBGO11 atua com uma estratégia de gestão ativa, na qual os investimentos do fundo passam por constante revisão e aprimoramento ao longo da trajetória do fundo.

Em fundos de papel, a gestão é parte crucial para uma boa entrega de resultados no longo prazo e para um gerenciamento ideal de risco do fundo.

Isso faz com que, atualmente, o BBGO11 seja diversificado tanto em número de papéis em seu portifólio quanto em diversos setores relacionados ao agronegócio como um todo, assim como em termos de diversificação regional.

Dado que é um fundo recente, o BBGO11 ainda possui uma quantidade limitada de papéis em sua carteira, assim como um pequeno histórico para análise de seu desempenho.

A carteira do fundo, assim como seu histórico, tende a evoluir com o passar do tempo, conforme o fundo realize novas emissões para captar recursos e, com isso, realize expansões de seu portifólio.

Apesar de recente, o BBGO11, conforme mencionado, já possui uma diversificação relevante, o que contribui para a redução de riscos do fundo como um todo.

O fundo é constituído sobre a forma de condomínio fechado. Isso significa, basicamente, que a compra e venda de suas cotas é feita somente no ambiente da B3.

Na prática: o BBGO11 atua para gerar renda recorrente, ao investidor, com base nas cadeias de produção do setor agrícola, um dos principais setores da economia brasileira. Com isso, o fundo é capaz de gerar recorrência de renda com base em um setor considerado sólido.

O que é um fiagro?

Um fiagro, como notável na própria sigla, significa fundo de investimento no agronegócio. Portanto, são fundos que investem nas cadeias agroindustriais. Vale destacar que existem diversos tipos de Fiagro, como os imobiliários (destaque desse texto), de participações e de direitos creditórios, por exemplo.

Um Fiagro-FII, ou seja, um fundo imobiliário agro, investe nas cadeias do agronegócio com foco em operações imobiliárias, que podem ocorrer pela compra de imóveis agrícolas ou por operações de crédito (renda fixa) agrícola.

No caso o BBGO11 o foco recai sobre o investimento em ativos de renda fixa lastreados no setor agrícola brasileiro.

A grande vantagem dos fundos imobiliários agro é sua alta acessibilidade para que o investidor possa investir no setor agrícola sem grandes quantidades de capital.

Qual é a estratégia do BBGO11?

A estratégia do BBGO11 é voltada para a geração de renda recorrente com foco em operações de crédito agrícola, ou seja, o fundo investe em renda fixa com lastro em operações do setor agrícola para gerar renda ao investidor.

Isso classifica o fundo como um “fundo de papel”, que investe em papéis ao invés de imóveis diretamente, assim como o classifica como um fiagro, ou seja, voltado ao agronegócio.

Em sua estratégia, o BBGO11 pode utilizar diversos papéis de renda fixa, com lastro no setor agrícola. O principal instrumento adotado pelo BBGO11 são os CRAs, os Certificados de Recebíveis Agrícolas, nos quais o BBGO11 investe praticamente 90% de seu patrimônio.

Apesar de se concentrar mais em um tipo de investimento, nos CRAs, o BBGO11 atua com uma gestão ativa em diversificar entre CRAs de diferentes empresas, atuantes em diferentes setores, regiões e modalidades de rentabilidade.

Inicialmente, o BBGO11 possui investimentos atrelados tanto aos juros básicos do Brasil, medidos pelo CDI, quanto aos índices de inflação, principalmente o IPCA.

Além disso, em termos setoriais, os investimentos presentes no BBGO11 possuem exposição aos diversos setores relacionados ao agronegócio, como por exemplo:

  • Papel e celulose;
  • Grãos;
  • Proteína animal;
  • Cafeicultura;
  • Fertilizantes;
  • Entre outros.

Em complemento, o fundo é diversificado em número de ativos, o que contribui para mitigar riscos e evitar a concentração excessiva em somente 1 ativo da carteira.

Atualmente, nenhum ativo do BBGO11 ocupa, individualmente, mais de 10% de sua carteira. Isso é extremamente positivo, ao reduzir a dependência do fundo sobre apenas 1 dos investimentos presentes em sua carteira.

Em resumo: o BBGO11 foca em gerar renda, recorrentemente, aos investidores, por meio de instrumentos de renda fixa atrelados ao agronegócio. Isso permite que o investidor tenha exposição, com acessibilidade, ao setor agrícola de forma menos volátil e, ainda assim, com uma rentabilidade interessante.

Quais são os riscos do BBGO11?

O BBGO11 é um fundo praticamente 100% investido em operações de renda fixa com lastro em operações de crédito agrícola. Basicamente, o principal instrumento utilizado pelo BBGO11 são os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), logo os principais riscos do fundo são ligados a esses investimentos.

Os CRAs são investimentos em renda fixa com base no setor agrícola. Esses papéis não possuem a garantia do FGC em caso de não pagamento pela empresa devedora.

Logo, o principal risco dos CRAs é o risco de crédito, conhecido popularmente como “risco de calote”, ou seja, o risco de uma das empresas devedoras apresentar dificuldade no pagamento das dívidas que possui com o BBGO11 e seus investidores.

Somado ao risco de crédito, ao ser negociado em bolsa o BBGO11 está sujeito ao chamado risco de mercado. Esse risco se resume à possibilidade de variações, inclusive negativas, no preço das cotas.

Logo, caso o investidor venda suas cotas em momentos de desvalorização, o mesmo incorrerá em perda de capital ou em redução de lucro.

Por fim, o BBGO11 possui atualmente o risco de liquidez, relacionado ao próprio fundo. Isso significa que as cotas do BBGO11 possuem um baixo volume de negociação da B3 atualmente.

O baixo volume de negociação pode fazer com que ocorram dificuldades ou, em casos extremos, a impossibilidade de comprar e vender cotas de BBGO11 no ambiente da B3.

Apesar disso, esse é um risco que tende a ser reduzido ao longo do tempo e ocorre pelo fato de que o BBGO11 ainda é um fundo recente.

Com a evolução do BBGO11 e do mercado de FIIs em geral, o fundo tende a ser mais negociado, o que eliminará o risco de liquidez, perante à evolução do fundo.

O BBGO11 paga dividendos?

Sim! O BBGO11 paga no mínimo 95% do fluxo de caixa gerado, com suas operações, em forma de dividendos aos seus cotistas, assim como os demais fundos imobiliários. O pagamento ocorre mensalmente, próximo do décimo (10º) dia útil de cada mês.

Quando o BBGO11 paga dividendos?

O BBGO11 distribui dividendos mensalmente aos seus cotistas. O pagamento dos dividendos ocorre em torno do décimo (10º) dia útil de todos os meses.

Já a data-com, ou seja, a data limite na qual o investidor deveria ter a cota em carteira para receber aos dividendos do mês, ocorre aproximadamente no último dia útil do mês anterior ao pagamento.

Em julho de 2022, por exemplo, os dividendos de BBGO11 foram pagos no dia 14/07, o décimo dia útil do mês. Para receber esses dividendos, o investidor deveria ter o BBGO11 em sua carteira no dia 30/06, o último dia útil do mês anterior.

Caso essa condição não seja atendida, o investidor receberá os dividendos somente no mês seguinte. No exemplo, o investidor receberia dividendos logo em agosto, com base no resultado de que o fundo apresentar em julho.

Qual é o público-alvo do BBGO11?

O BBGO11 é destinado aos investidores em geral como seu público-alvo. Portanto, qualquer investidor pode comprar cotas de BBGO11 por meio do ambiente da B3, sem a presença de qualquer restrição.

Detalhadamente, investidores tanto pessoa física (PF) quanto pessoa jurídica (PJ) podem adquirir cotas de BBGO11 no ambiente da B3. Não existirão restrições tanto de qualificação técnica do investidor quanto de seu patrimônio acumulado no mercado financeiro.

Antes de investir, o importante é compreender os objetivos de investimento e os riscos do fundo. Assim você entenderá se o BBGO11 é aderente ao seu perfil de investidor.

Como investir no BBGO11?

Comprar cotas de BBGO11 é parecido com a compra dos demais fundos imobiliários e ações, por meio do ambiente de negociação da B3. Para isso, use sua corretora de sua preferência e insira o código BBGO11. Feito isso, insira os dados básicos da compra: quantidade e preço desejados.

Após preencher os dados básicos da ordem de compra, basta enviar a ordem para execução e, por fim, conferir se a ordem foi executada completamente.

Uma forma de agilizar a execução de uma ordem de compra é executá-la a mercado, ao inserir o mesmo preço de negociação do mercado ou selecionar a opção ORDEM A MERCADO.

Quais são as taxas do BBGO11?

Ao investir em BBGO11, os custos presentes ao investidor, por parte do fundo, são a taxa de administração e a taxa de performance do fundo.

A taxa de administração do BBGO11 atualmente é de 0,85% ao ano. Enquanto a taxa de performance do BBGO11 atualmente é de 10% da rentabilidade acima de CDI + 1% ao ano.

O único possível custo adicional para investir em BBGO11 é a corretagem, praticada pelas corretoras pela intermediação. Entretanto, a maioria das corretoras atualmente pratica taxa zero para investir em fundos imobiliários.

O BBGO11 tem garantia do FGC?

Não! O BBGO11 não possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, assim como todos os demais fundos imobiliários e fiagro. Não há garantias tanto de proteção do valor inicial aplicado quanto de rentabilidade mínima do fundo.

Os administradores e gestores do BBGO11, igualmente, não oferecem garantia de rentabilidade mínima ou de proteção do valor investido. Assim como ambos não são, legalmente, responsáveis por volatilidade no preço de cota do fundo, que é natural desse mercado.

O BBGO11 é um fundo de renda variável, sua rentabilidade depende unicamente da performance dos investimentos realizados, sem a garantias quanto à valorização das cotas e quanto aos dividendos pagos.

O que são os direitos de subscrição do BBGO11?

A emissão de novas cotas é a principal forma pela qual os fundos imobiliários podem se expandir. Dessa forma, ao emitir novas cotas, o BBGO11 irá fornecer, aos seus investidores, direitos de preferência para a compra das novas cotas, também chamados de direitos de subscrição.

FIIs emitem novas cotas, para crescer, pois os mesmos não retem parte dos lucros do fundo para financiar seu crescimento. Isso ocorre devido ao fato de que FIIs distribuem ao menos 95% de todo o lucro gerado para os cotistas, na forma de dividendos.

Logo, as novas cotas são emitidas para captar recursos e aumentar o patrimônio do FII.

Como consequência, para que os atuais investidores não tenham sua participação no BBGO11 diluída, os mesmos recebem os direitos de preferência na compra das novas cotas.

Como exercer os direitos de subscrição do BBGO11?

O exercício dos direitos de subscrição é realizado na aba ou tela de DIREITOS DE SUBSCRIÇÃO / SUBSCRIÇÕES / DIREITOS DE PREFERÊNCIA de sua corretora de preferência.

Nessa tela, os direitos de subscrição do BBGO11 poderão ser identificados. Logo, você saberá quantas novas cotas possui direito a comprar, assim como o preço ao qual elas serão ofertadas a você.

Vale lembrar que você não possui a obrigação de comprar / subscrever todas as cotas às quais tem direito, é possível comprar uma quantidade menor que o total concedido.

Ao proceder com a subscrição e concluir a aquisição das novas cotas, é importante atentar-se à data na qual o valor da compra será debitado de sua conta. Geralmente, essa data não é a mesma em que você exerce o direito.

Além disso, é importante manter-se atento ao prazo para solicitar a subscrição, passado o prazo a solicitação não será mais possível por qualquer meio.

Em complemento, o prazo legal para que as novas cotas BBGO11 entrem em sua conta na corretora é de 180 dias. Apesar disso, normalmente a entrada ocorre antes do prazo máximo. Além disso, no decorrer deste intervalo o pagamento de dividendos das novas cotas emitidas já pode ocorrer.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.