O que é Ativo não Circulante?

Na contabilidade, o termo Ativo Não Circulante abrange todos os bens e direitos de uma empresa não alienáveis no curto prazo, com baixa liquidez, ou seja, ativos que precisam ser mantidos na empresa por alguma razão por um período maior que um ano.

Os Ativos Não Circulantes permanecem na empresa por opção da companhia em não querer ou não precisar converter esses bens em dinheiro. Como exemplo, é possível citar um imóvel necessário para funcionamento da empresa, uma máquina de operações ou, até mesmo, uma patente registrada.

Se a empresa vendesse esses ativos, suas próprias operações seriam prejudicadas, por isso, são consideradas como não circulantes, pois ajudam a empresa a gerar receita. Isso não significa que, eventualmente, o ativo não possa ser vendido, como acontece constantemente com imóveis e patentes.

Na categoria de Ativo Não Circulante, há quatro subgrupos, sendo eles:

  • Ativo realizável a longo prazo: consiste em bens que a empresa adquire, mas que irão se concretizar apenas no futuro, como é o caso de um pagamento que irá ser realizado em várias parcelas ou a compra antecipada de matéria-prima;
  • Investimentos: esse subgrupo abrange as participações societárias da empresa, quando ela decide participar em um negócio de mesmo setor ou, até mesmo, setor diferente, com o intuito de alavancar receitas, estabelecer parcerias comerciais, aumentar receitas ou fazer aquisições de empresas concorrentes;
  • Ativo Imobilizado: essa categoria consiste em bens e direitos necessários para manter a empresa ativa, como imóveis, máquinas e equipamentos;
  • Ativo Intangível: como o próprio nome sugere, são aqueles ativos que não existem no mundo concreto, como o segmento intelectual de uma empresa e os direitos de patente.

Por fim, investidores sempre ficam muito atentos aos Ativos Não Circulantes de uma empresa, especialmente em casos de investimento a longo ou prazo, pois são esses elementos que irão provar se a empresa conseguirá sobreviver ao árduo teste do tempo.

Atualmente, muitos olham para os Ativos Intangíveis com bastante atenção, pois são eles que determinam a capacidade de adaptação da companhia, além de abranger o setor de novos produtos e ideias de uma empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.