Governança corporativa: o que é e como identificar uma boa governança

Escrito por:

Marjoel Moreira

Um dos maiores erros de um investidor iniciante é ignorar a importância da governança corporativa na tomada de decisão de investimentos. Todos os resultados de uma empresa dependem da sua gestão.

Uma boa governança diminui a incerteza sobre o futuro do negócio e, consequentemente, protege o acionista. Na prática, ações de empresas com boa governança prosperam no longo prazo.

Montamos este artigo para que você possa entender melhor o que é governança corporativa e como utilizar este conceito para identificar as melhores empresas para investir visando o longo prazo.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é a governança corporativa;
  • A importância da governança corporativa;
  • Os melhores níveis de governança corporativa;
  • Governança corporativa e tag along;
  • Como identificar uma boa governança.

O que é a governança corporativa

De acordo com a principal referência no Brasil sobre o assunto, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

"Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas."

Ou seja, trata-se do conjunto de práticas que visa alinhar os interesses dos investidores com a administração da empresa.

Os melhores níveis de governança corporativa

A importância do conceito de governança corporativa se evidencia a partir da necessidade das empresas em se profissionalizar.

Pense em uma pequena e hipotética padaria de esquina. Esta padaria é especial: faz o melhor pão de queijo do mundo! A princípio é apenas um negócio familiar. Com o tempo, o negócio se expande, pois todos no Brasil querem experimentar este delicioso pão de queijo mineiro. Logo, ela vira franquia, envolvendo mais e pessoas.

Os melhores níveis de governança corporativa

Com o crescimento do negócio, o nível de complexidade para geri-lo aumenta exponencialmente. Os fundadores têm realmente conhecimento técnico para administrar milhares de pessoas?

O negócio que era familiar passa a envolver milhares de desconhecidos. Quem garante que as atitudes dos administradores vai beneficiar a todos no negócio?

Estes questionamentos são naturais em decorrência da expansão de todo negócio. Governança corporativa é um sistema criado para que as companhias tenham uma gestão profissional.

Governança corporativa e tag along

Para auxiliar os investidores na escolha das melhores empresas para investir, a bolsa de valores brasileira (B3) criou um sistema de classificação de governança.

Este sistema de classificação é separado por níveis, segmentos de listagem. Quanto maior o nível de governança em que uma empresa se encontra, melhores são as práticas da empresa para você, pequeno investidor.

Por isso, o nível de governança deve ser um importante critério a ser analisado principalmente para quem utiliza a análise fundamentalista.

Conhecer estes níveis é fundamental para quem investe pensando no longo prazo.

Ao todo, são 5 níveis na classificação, sendo os 3 principais:

  • NOVO MERCADO: Só as melhores empresas estão listadas aqui. Trata-se do nível com maior grau de exigência em transparência e boas práticas. Companhias listadas aqui só podem emitir ações ordinárias. Se você investe pensando no longo prazo provavelmente vai querer comprar ações de empresas listadas no Novo Mercado;
  • NÍVEL 2: Bem parecido com o Novo Mercado, no entanto se diferencia principalmente pela possibilidade de emitir ações preferenciais;
  • NÍVEL 1: Trata-se de um nível baixo de governança corporativa. Para uma empresa ser listada nele basta apresentar algumas informações além do nível exigido pela legislação.

Os outros 2 níveis de classificação (Bovespa 1 e 2) são para empresas que se preparam para entrar na bolsa de valores. Estes níveis fazem parte do segmento Bovespa Mais. Saiba que eles existem, mas foque sua análise nos segmentos que citamos anteriormente.

Como identificar uma boa governança

As ações preferenciais não têm o direito a tag along assegurado por lei. Entretanto, dependendo do segmento de listagem da companhia na bolsa, as ações preferenciais podem também ter este benefício.

Governança corporativa e tag along

Sendo assim, os acionistas de qualquer empresa pertencente ao Novo Mercado, Nível II e Bovespa Mais, contam com o benefício de um tag along de 100%.

Caso queira aprender mais sobre o tag along, acesse nosso artigo: Tag along: entenda os benefícios para o investidor de longo prazo.

COMO IDENTIFICAR UMA BOA GOVERNANÇA

Neste ponto do artigo você já aprendeu o que é governança corporativa, sua importância e já sabe como utilizar a classificação da bolsa para te auxiliar.

Se você quer se diferenciar como investidor, é fundamental que consiga enxergar um pouco além.

Vamos abordar agora principais pontos da gestão que podem ser indicativos extras de uma boa governança. Lembrando que quanto melhor a governança, mais valor para você acionista de longo prazo.

Cada um dos tópicos deverá ser avaliado por você ao tomar sua decisão sobre a qualidade da gestão.

  • Capacidade de atingir metas: uma boa gestão é capaz de gerar bons resultados (lucros constantes e dívida controlada). Historicamente a empresa gerou resultados satisfatórios?
  • Boas empresas se posicionam com práticas voltadas para o futuro. Novo Mercado é um excelente indicativo para demonstrar o respeito da empresa com o minoritário. A empresa está listada em qual nível de governança na B3?
  • Perenidade: uma boa governança faz o que é necessário para priorizar o acionista e consegue responder satisfatoriamente a cenários distintos (esteja a economia boa ou ruim). A gestão conseguiu mitigar os principais impactos das crises anteriores de maneira rápida?

Pensando em facilitar sua análise da governança, criamos o checklist fundamentalista. Uma ferramenta disponível em nosso site na área de análises.

Governança corporativa e o checklist fundamentalista

Para utilizá-la, basta ir até a área de análise de ações e pesquisar a empresa de sua preferência.

Conclusão

Em suma, a governança mostra o quão comprometida a empresa está em desenvolver uma relação engajada com todos os envolvidos e interessados no negócio.

Por isso, conhecer, entender e saber analisar governança corporativa é fundamental para uma estratégia de investimentos voltadas para o longo prazo.

Caso este artigo tenha sido útil a você, pedimos somente que compartilhe com seus amigos e que continue acompanhando o Análise de Ações. Em caso de dúvidas, basta deixar nos comentários ou enviar uma mensagem no grupo para assinantes.

Até mais.

Mais acessados