Ações Whirlpool WHRL4, WHRL3

Whirlpool SA

A Whirlpool (ações WHRL3, WHRL4) fabrica e vende eletrodomésticos no Brasil. A empresa fornece produtos metalúrgicos, químicos, elétricos e eletrônicos, máquinas e eletrodomésticos para uso doméstico e comercial. Ver mais

Conheça Whirlpool ações WHRL4, WHRL3

A Whirlpool é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker WHRL4, WHRL3 na B3.

A Whirlpool (ações WHRL3, WHRL4) é a maior fabricante mundial de eletrodomésticos, sendo sediada na cidade de Benton Harbor, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. A empresa é detentora de diversas marcas, sendo as mais conhecidas no Brasil a Whirlpool, a KitchenAid, a Consul, a Brastemp e a Compra Certa.

Ainda, a companhia é negociada na NYSE (New York Stock Exchange) sob a stock WHR. Além disso, o negócio de eletrodomésticos da Whirlpool Corporation no Brasil é denominado Whirlpool S.A., sendo negociado na B3 (B3SA3) sob as ações WHRL3 e WHRL4.

Nesse sentido, a Whirlpool S.A. possui três fábricas nas cidades de Joinville – Santa Catarina, Manaus – Amazonas, e Rio Claro – São Paulo; e um Centro Administrativo na capital paulista. Além disso, ela também conta com quatro Centros de Tecnologias, vinte e três Laboratórios, três Centros de Distribuição e aproximadamente onze mil colaboradores.

História da Whirlpool Corporation

A história da Whirlpool começou em 1911, quando a Upton Machine Company foi fundada pelos irmãos Louis e Frederick Upton, sendo o foco dessa empresa a fabricação de máquinas de lavar roupas com motor elétrico. Já em 1929, a companhia se fundiu com a Nineteen Hundred Washer Company, formando a Nineteen Hundred Corporation. É interessante ressaltar, também, que foi a Upton Machine Company, em 1917, que criou o conceito de férias remuneradas.

Entretanto, o nome Whirlpool só foi surgir nessa empresa em 1948, quando as primeiras lavadoras automáticas da marca foram lançadas. Essa marca foi fruto de uma operação feita em 1922, quando a até então detentora da mesma Horton Manufacturing Company foi adquirida pela Nineteen. Ainda, somente em 1950 que a empresa passou a se chamar Whirlpool Corporation.

Continuando, os esforços da Whirlpool no Brasil se iniciaram em 1958, sendo seu primeiro investimento na brasileira Brasmotor (detentora da Brastemp). Quase 30 anos mais tarde, a marca KitchenAid, fundada em 1919, foi adquirida pela Whirlpool. Após firmar uma parceria com a holandesa Philips em 1988, a empresa superou sua principal concorrente, a Electrolux.

Com o passar dos anos, a Whirlpool foi expandindo seus negócios para os mais diversos países ao redor do mundo, como Índia, China, Chile, Argentina, México, Canadá, África do Sul e países da Europa.

História da Whirpool SA

Como já foi dito anteriormente, o primeiro esforço da Whirlpool Corporation no Brasil se deu em 1958, por um investimento na Brasmotor. Alguns anos mais tarde, fruto de uma parceria entre a Brastemp (marca controlada pela Brasmotor) e a Consul, foi criada a Multibrás S.A. Eletrodomésticos. Quanto à Consul, vale ressaltar que ela foi criada em 1950, na cidade de Joinville – SC, pelos sócios Guilherme Holderegger e Rudolfo Stutzer.

Dessa forma, em 1997, a Whirlpool Corporation (ações WHRL3 e WHRL4) assumiu parte do controle acionário da Multibrás, passando a ser detentora das marcas Brastemp e Consul. Ainda, em 2006, por meio de uma reorganização societária promovida pela Whirlpool Corporation, surge a Whirlpool S.A. Entretanto, as marcas Consul e Brastemp pertencem a Whirlpool Latina América, que é a responsável pelas empresas da Whirlpool Corporation na América Latina.

Whirlpool na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Whirlpool ocorreu em 1994 e suas ações podem ser negociadas através das ações WHRL3, que são ações ordinárias, e ações WHRL4, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante a ser analisado para as ações da Whirlpool é o free float.

O free float é o número de ações da Whirlpool que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 0,8% das ações WHRL3 e 4,32% das ações WHRL4 de Whirlpool estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações WHRL4 e WHRL3

A principal diferença entre as ações da Whirlpool é que as ações ordinárias (WHRL3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (WHRL4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações WHRL4 e WHRL3?

Para declarar as ações da Whirlpool no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "59.105.999/0001-86";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "WHRL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Whirlpool pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Whirlpool na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações WHRL4, WHRL3 paga mais dividendos.