Ações Taesa TAEE3, TAEE4, TAEE11

Transmissora Alianca Energia Eletrica SA

A Taesa (ações TAEE3, TAEE4, TAEE11) implementa, opera e mantém instalações de transmissão de energia elétrica no Brasil e no exterior. Opera aproximadamente 12.000 km, totalizando 9.868 km de linhas de transmissão em operação e 2.099 km de linhas em construção, e 70 subestações. Ver mais

Conheça Taesa ações TAEE3, TAEE4, TAEE11

SEGMENTO Energia Elétrica

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site

SITE OFICIALVer site

A Taesa - Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Ações TAEE3, TAEE4, TAEE11) é uma das maiores em sua área. Desde o ano de 2000, já tinha dado o início a empresa para que, viesse a se tornar em seu ramo uma das principais transmissoras de energia. Seu nome não havia ainda se denominado TAESA.

Um dos queridinhos pelos investidores, o setor elétrico é um dos setores da bolsa de valores no qual apresenta como suas principais características a perenidade (apresentam uma demanda constante), uma geração de caixa previsível e forte, e também, ótimas empresas pagadoras de dividendos aos acionistas. Tal setor, abrange por volta de 7% do índice Ibovespa.

Essa categoria da bolsa de valores, apresentam subsetores:

  • Produção/Geração de energia.
  • Distribuição de energia.
  • Transmissão de energia.

História da Taesa

No início do século em que vivemos, ocorreu a constituição da TSN e da NovaTrans que, em 2003, vinham a ser adquiridas pela Terna S.p.A.

Em 2006, a Terna abriu seu IPO na BM&FBOVESPA (atual B3). Após a abertura de seu capital, a controladora Terna ficou com cerca de 66% do capital total, enquanto seus acionistas minoritários possuíam o restante do capital total, cerca de 34%.

Acerca de janeiro de 2008, foi constituída a TERNA SERVIÇOS LTDA, que mais tarde, somente no final do ano de 2009, a companhia passou a ser denominada TAESA SERVIÇOS LTDA.

No final de 2009, a Terna S.p.A. colocou à venda a Terna Participações para o Fundo de Investimentos em Participações Coliseu, o FIP Coliseu, e para a Cemig Geração e Transmissão S.A.

Em 2010, a CEMIG e a FIP aumentaram sua participação na empresa, através de um IPO, no qual reduziu o free float (é a flutuação livre das ações na bolsa, que, no caso, é o que determina a quantidade de ações de uma empresa que está livre para negociação no mercado) da companhia para 4,7% do capital total.

Somente em 2012, a empresa voltou à bolsa, em questão, houve a emissão de novas ações, em torno de R$ 1,755 bilhão, com isso, os acionistas minoritários passaram a possuir cerca de 27% do capital total da companhia.

No final do ano de 2013, houve a aquisição da companhia Mariana Transmissora de Energia Elétrica S.A.

E não parou por aí não, a TAESA continuou seu movimento de expansão pelo Brasil e sempre ganhando espaço em sua área, o que fez com que se tornasse essa grande empresa que é hoje.

Fatos e curiosidades sobre a TAESA

A TAESA atua no setor elétrico com foco em transmissão de energia, é considerada uma das maiores companhias em seu ramo. E apresenta como seu objetivo principal a liderança entre as empresas de seu campo de atuação, setor no qual a companhia tem como principais atividades as operações, construções e manutenções das linhas de transmissão de energia elétrica.

Ao todo, a Taesa possui cerca de 11.000 KM de linhas em operação e 2.514 km de linhas em construção, ou seja, um total aproximado de 13.500 km de extensão e 97 subestações, por isso, seu grande destaque no setor. Sem contar que, a empresa apresenta 39 concessões de transmissão:

  • 10 concessões compõem a empresa holding (TSN, Novatrans, ETEO, GTESA, PATESA, Munirah, NTE, STE, ATE e ATE II).
  • 10 investidas integrais: Brasnorte, ATE III, São Gotardo, Mariana, Miracema, Janaúba, Sant’Ana, São João, São Pedro e Lagoa Nova.
  • 19 participações: ETAU, Transmineiras e os Grupos AIE e TBE.

Com prazos médios de vencimento de 16 anos e meio, fazendo com que haja estabilidade e previsibilidade aos resultados operacionais.

Com isso, a companhia consegue estar presente em 18 estados:

Além do distrito federal, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Sendo que sua sede fica localizada na cidade Rio de Janeiro.

Analisando o modelo de negócio da empresa, podemos concluir que a empresa apresenta aproximadamente 12% de Market Share (nível de participação de uma companhia no mercado em termos das vendas de um determinado produto; parte do mercado controlada por ela).

Além disso, a empresa leva consigo uma filosofia e princípios interessantes, como:

  • A prática do desenvolvimento sustentável.
  • Respeito ao meio ambiente.
  • Obediência à legislação.
  • Responsabilidade socioambiental.
  • Incentivo às boas práticas.

E também, a Taesa está sempre em busca de novos projetos e desafios para se destacar mais ainda. Ela apresenta um volume alto em investimentos de pesquisa em busca de melhorias para seu ramo. É uma empresa que busca inovação e não quer ficar para trás de seus concorrentes, se adaptando sempre ao mercado e aproveitando as oportunidades que seu setor perene oferece.

As ações da Taesa são ótimas pagadoras de dividendos e também apresentam uma das maiores liquidez do mercado.

Quando TAEE3, TAEE4 e TAEE11 pagam dividendos?

Para saber quanto e quando Taesa paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações TAEE3, TAEE4, TAEE11 paga mais dividendos.

Qual a diferença entre TAEE3, TAEE4 e TAEE11?

A principal diferença entre elas é que as ações ordinárias (ON) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PN) possuem preferência na distribuição dos resultados. As Units são formadas pelos dois tipos. Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.