Ações PetroRio PRIO3

Petro Rio SA

A PetroRio (ações PRIO3) possui foco em produção de petróleo e gás, no investimento e na recuperação de ativos em produção, especializada na gestão eficiente de reservatórios e no desenvolvimento de campos maduros e dedicada à produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural. Ver mais

Conheça PetroRio ações PRIO3

SEGMENTO Exploração, Refino e Distribuição

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site

SITE OFICIALVer site

Atualmente, a PetroRio (ações PRIO3) é a maior petroleira privada do país. O foco da empresa é a produção de petróleo e gás, bem como a gestão eficiente de reservatórios e o desenvolvimento de campos de exploração maduros.

A PetroRio foi fundada em 13 de outubro de 2008, no Rio de Janeiro, sob o nome BN 16 Participações LTDA. Em 2009, uma mudança de nome aconteceu e a companhia passou a se chamar HRT Participações em Petróleo S.A. Finalmente, em 2015, quando a atual gestão assumiu o controle, o nome PetroRio foi escolhido.

O primeiro local de exploração da PetroRio foi o Campo do Polvo. A PetroRio adquiriu 100% da participação nessa localidade, a 100 km da cidade de Cabo Frio, e é a maior responsável pela produção de petróleo da petrolífera.

Próximo ao local, em 2020, a empresa adquiriu outro polo de exploração, o Campo de Tubarão Martelo, com capacidade de produção de 10 mil barris de petróleo por dia. A PetroRio planeja unir as duas plataformas para otimizar processos, reduzir gastos, aumentar a vida útil dos biomas e gerar mais lucro.

A PetroRio tem uma postura de aquisição de novos pólos de produção. Em 2017, a companhia realizou a compra de 100% na participação da Brasoil, o que permitiu à empresa a capacidade de 10% de exploração de gás natural do Campo Manati, na bacia de Camamu-Almada. Na transação, foram negociados ainda dois blocos exploratórios na Bacia da Foz do Amazonas, que também ficaram sob a custódia da PetroRio.

Em 2018, em mais uma negociação de aquisições, o que caracteriza-se como a principal estratégia para o crescimento da empresa, a PetroRio comprou a companhia Frade Japão Petróleo LTDA, detentora de 18,26% de participação na exploração do Campo de Frade. A negociação aumentou em 25% a capacidade de produção da PetroRio e em 150% a capacidade de suas reservas de óleo.

Também em 2018, a PetroRio revitalizou a exploração do Campo do Polvo, com a execução da perfuração de três novos poços, acarretando o aumento de mais 20% na produção da empresa, com capacidade de exploração prolongada até 2024. O empreendimento custou R$ 50 milhões e demonstrou ser muito lucrativo aos negócios realizados pela PetroRio.

Em 2019, um acordo com a Chevron (ações CVX), companhia de energia norte-americana de renome e prestígio internacional, é firmado. Com isso, a PetroRio compra mais 51,74% do Campo de Frade, localizado em águas profundas na Bacia de Campos. Essa aquisição pode dobrar a produção da empresa, enquanto suas reservas podem quadruplicar.

O que a PetroRio faz

A PetroRio dedica-se à exploração, produção, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

Atuar no mesmo segmento que a Petrobras (ações PETR3, PETR4) pode ser desafiador, ou, até mesmo, intimidador. Contudo, a estratégia da PetroRio é concentrar-se em pólos já antes explorados, mas que podem ter o prolongamento da vida útil e otimização da exploração, como a empresa fez com o Campo do Polvo.

A PetroRio investe na aquisição de novos ativos, que permitem a exploração em águas terrestres, rasas, profundas e ultraprofundas. O objetivo da empresa é o crescimento, por meio da aquisição de novos pólos de exploração, implementação de uma gestão eficiente daqueles já pertencentes, reexploração desses locais, otimização operacional e redução de custos para a produção.

Vale mencionar que a questão ambiental, a qual não se desassocia do ramo onde está inserido, é uma das preocupações na implementação de novos empreendimentos e empreitadas, fato que demonstra ser positivo ao segmento da empresa.

A PetroRio é uma companhia promissora com claro plano de expansão e crescimento. Em um segmento muito difícil de atuar, devido ao monopólio da Petrobras, a empresa carioca não se deixa intimidar e, ao considerar a valorização de seus ativos nos últimos anos, encontra investidores que acreditam na amplificação de sua área de atuação tida como certa.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.