Ações PetroRio PRIO3

Petro Rio SA

A PetroRio (ações PRIO3) é focada em produção de gás e extração do petróleo, se posicionando em ativos petrolíferos de baixo valor agregado para grandes empresas, aproveitando o baixo preço e aproveitando o seu aproveitamento nele. Especializada na gestão eficiente de reservatórios e no desenvolvimento de campos maduros, além de ser dedicada à produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural. Ver mais

Conheça PetroRio ações PRIO3

PetroRio é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código PRIO3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Atualmente, a PetroRio (ações PRIO3) é a maior petroleira privada do país. O foco da empresa é a produção de petróleo e gás, bem como a gestão eficiente de reservatórios e o desenvolvimento de campos de exploração maduros.

A PetroRio foi fundada em 13 de outubro de 2008, no Rio de Janeiro, sob o nome BN 16 Participações LTDA. Em 2009, uma mudança de nome aconteceu e a companhia passou a se chamar HRT Participações em Petróleo S.A. Finalmente, em 2015, quando a atual gestão assumiu o controle, o nome PetroRio foi escolhido.

O primeiro local de exploração da PetroRio foi o Campo do Polvo. A PetroRio adquiriu 100% da participação nessa localidade, a 100 km da cidade de Cabo Frio, e é a maior responsável pela produção de petróleo da petrolífera.

Próximo ao local, em 2020, a empresa adquiriu outro polo de exploração, o Campo de Tubarão Martelo, com capacidade de produção de 10 mil barris de petróleo por dia. A PetroRio planeja unir as duas plataformas para otimizar processos, reduzir gastos, aumentar a vida útil dos biomas e gerar mais lucro.

A PetroRio tem uma postura de aquisição de novos pólos de produção. Em 2017, a companhia realizou a compra de 100% na participação da Brasoil, o que permitiu à empresa a capacidade de 10% de exploração de gás natural do Campo Manati, na bacia de Camamu-Almada. Na transação, foram negociados ainda dois blocos exploratórios na Bacia da Foz do Amazonas, que também ficaram sob a custódia da PetroRio.

Em 2018, em mais uma negociação de aquisições, o que caracteriza-se como a principal estratégia para o crescimento da empresa, a PetroRio comprou a companhia Frade Japão Petróleo LTDA, detentora de 18,26% de participação na exploração do Campo de Frade. A negociação aumentou em 25% a capacidade de produção da PetroRio e em 150% a capacidade de suas reservas de óleo.

Também em 2018, a PetroRio revitalizou a exploração do Campo do Polvo, com a execução da perfuração de três novos poços, acarretando o aumento de mais 20% na produção da empresa, com capacidade de exploração prolongada até 2024. O empreendimento custou R$ 50 milhões e demonstrou ser muito lucrativo aos negócios realizados pela PetroRio.

Em 2019, um acordo com a Chevron (ações CVX), companhia de energia norte-americana de renome e prestígio internacional, é firmado. Com isso, a PetroRio compra mais 51,74% do Campo de Frade, localizado em águas profundas na Bacia de Campos. Essa aquisição pode dobrar a produção da empresa, enquanto suas reservas podem quadruplicar.

O que a PetroRio faz

A PetroRio dedica-se à exploração, produção, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

Atuar no mesmo segmento que a Petrobras (ações PETR3, PETR4) pode ser desafiador, ou, até mesmo, intimidador. Contudo, a estratégia da PetroRio é concentrar-se em pólos já antes explorados, mas que podem ter o prolongamento da vida útil e otimização da exploração, como a empresa fez com o Campo do Polvo.

A PetroRio investe na aquisição de novos ativos, que permitem a exploração em águas terrestres, rasas, profundas e ultraprofundas. O objetivo da empresa é o crescimento, por meio da aquisição de novos pólos de exploração, implementação de uma gestão eficiente daqueles já pertencentes, reexploração desses locais, otimização operacional e redução de custos para a produção.

Vale mencionar que a questão ambiental, a qual não se desassocia do ramo onde está inserido, é uma das preocupações na implementação de novos empreendimentos e empreitadas, fato que demonstra ser positivo ao segmento da empresa.

A PetroRio é uma companhia promissora com claro plano de expansão e crescimento. Em um segmento muito difícil de atuar, devido ao monopólio da Petrobras, a empresa carioca não se deixa intimidar e, ao considerar a valorização de seus ativos nos últimos anos, encontra investidores que acreditam na amplificação de sua área de atuação tida como certa.

PRIO3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de PetroRio foi realizado em 2010 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações PRIO3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de PetroRio é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 95.54% das ações PRIO3 de PetroRio estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de PRIO3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações PRIO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, PetroRio possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos PRIO3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de PetroRio na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.