Ações Panatlântica PATI4, PATI3

Panatlantica SA

A Panatlântica (ações PATI4, PATI3) está posicionada entre os mais modernos centros de serviços de aços planos do Brasil. Sua operação é dedicada exclusivamente ao processamento e relaminação de aços planos, oferecendo soluções sob medida para seus clientes. Ver mais

Conheça Panatlântica ações PATI4, PATI3

Panatlântica é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código PATI4, PATI3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Panatlântica (ações PATI4, PATI3) é uma empresa brasileira envolvida na indústria siderúrgica, sediada em Gravataí, no Rio Grande do Sul. É controlada pelo grupo L. P. Aços Comércio e Participações. A Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, figura como segundo maior acionista e é considerada a maior indústria siderúrgica nacional e da América Latina.

A Panatlântica (ações PATI3, PATI4) atua na produção, comércio, importação, exportação e processamento de aço e outros metais. Os produtos da Companhia incluem bobinas laminadas a frio, fitas para embalagem, chapas e bobinas, blanks, tiras de fenda e perfis, entre outros. Adicionalmente, também fornece serviços de corte de aço através de dois processos diferentes: corte longitudinal, que corta o aço com tesoura rotativa para formar bobinas, e corte transversal, que corta em chapas planas.

O aço da companhia é recebido em bobinas, sendo que a fita tem 6,3 milímetros de espessura, o chamado ponto de partida para tudo que produz. Ou seja, atende a vários segmentos, desde o vestuário à indústria pesada da linha agrícola. Entrega lâmina com espessura de 0,25 milímetro, ou seja, pouco mais de dois décimos de um milímetro.

Sua área de atuação mercadológica é localizada, basicamente, no Rio Grande do Sul e no norte da vizinha Santa Catarina. No estado gaúcho, com foco no polo industrial da região da Serra, especialmente Caxias do Sul, além de Gravataí, Cachoeirinha e arredores. Já em Santa Catarina, são várias as cidades que têm a economia sustentada pela indústria metalmecânica, principalmente Chapecó – conhecida como a capital das agroindústrias – além de Joinville e Maravilha, entre outras.

A companhia possui cerca de 600 funcionários, levando em consideração todo o grupo, que consiste nas unidades Panatlântica, localizadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Panatlântica Tubos, localizada em Caxias do Sul, e a Panaser, com sede em Farroupilha.

História da Panatlântica

O início de suas atividades se deu em 1º de outubro de 1952, com a finalidade de comercializar aços planos importados. Já em 1968 realizou sua primeira alteração de razão social, chamando-se Aços Laminados Panatlântica S/A. Anos depois, em 1971, tornou-se uma sociedade de capital aberto, registrada na CVM. Em 1976, com a razão social de Companhia Panatlântica de Comércio do Rio Grande do Sul, a empresa mudou suas operações para o município de Gravataí, sendo uma das pioneiras no Distrito Industrial, em um parque fabril que, hoje, possui cerca de 23.000 m2 de área construída. No ano de 1987, realizou uma nova alteração em seu nome, sendo agora Panatlântica (ações PATI3, PATI4). Já em 2010, marcando o início da nova década à frente, passou a contar com a CSN como sua mais nova acionista. Em 2013, a companhia expandiu seus negócios com a aquisição da Atkore, empresa localizada em Caxias do Sul, que hoje opera com a razão social Panatlântica Tubos S/A.

PATI4 e PATI3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Panatlântica foi realizado em 1971 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações PATI3, que são ações ordinárias, e ações PATI4, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante de analisar para as ações de Panatlântica é o free float.

O free float é o número de ações da empresa que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 1.70% das ações PATI3 e 68.78% das ações PATI4 de Panatlântica estão em livre circulação no mercado.

Dividendos Panatlântica

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Panatlântica na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações PATI4, PATI3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações PATI3 e PATI4

A principal diferença entre as ações de Panatlântica é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.