Ações OFSA3

Ouro Fino

Ouro Fino Saude Animal Participacoes SA

Atua na fabricação de produtos veterinários para animais de produção e pet. É a maior indústria veterinária de origem brasileira. Ver mais

Conheça a Ouro Fino ações OFSA3

A Ouro Fino é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código OFSA3 na B3.

Indicadores OFSA3

  • CotaçãoR$ 23,00

  • P/L11,08

  • LPA2,08

  • P/VPA1,83

  • VPA12,6

  • DY2,34%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Ouro Fino é uma empresa brasileira de capital aberto do setor de saúde animal, fundada em 1987 e que tem sede na cidade de Cravinhos, em São Paulo.

O principal mercado de atuação da companhia é a comercialização de medicamentos para animais de criação. As categorias atendidas pela empresa são:

  • Vacinas: Representando 8,4% da receita, tendo 4 marcas de produtos no portfólio;
  • Antiparasitários: Compõe 37,2% da receita com uma oferta de 20 marcas;
  • Antibióticos: Responsável por 16,8% da receita, dividida em 17 marcas;
  • Terapêuticos: Corresponde a 28,4% do faturamento com 14 marcas diferentes;
  • Nutricional: É apenas 10,7% do faturamento, com 5 marcas.

Vale destacar que a Ouro Fino também cria soluções para animais de estimação, sendo que a comercialização destes representa por volta de 14% do seu faturamento.

Um dado importante é que a companhia também exporta os seus produtos para mais de 15 países. Já no Brasil ela ocupa a quarta posição dentro do setor de saúde animal.

História

A Ouro Fino iniciou sua história no ano de 1987 quando os empresários Norival Bonamichi e Jardel Massari decidiram criar um negócio voltado para fabricação de produtos veterinários.

Esses produtos eram voltados para animais de produção, bovinos, equinos, aves e suínos. E até o ano de 1999 a empresa cresceu muito mantendo esse foco.

A partir do ano 2000 a Ouro Fino decidiu que era hora de expandir o seu mercado, passando então a atender também o mercado de produtos para animais de companhia.

Entre os anos de 2001 e 2004, devido ao rápido crescimento da companhia, decidiu-se fazer um investimento na construção de um novo parque industrial e tecnológico.

Esse parque era localizado na cidade de Cravinhos, no estado de São Paulo, e marcou para a empresa o início de uma nova fase de crescimento.

Iniciando o ano de 2007 a empresa fez a sua entrada no segmento de biológicos, construindo uma planta industrial para produção de vacinas contra febre aftosa.

Nesse mesmo ano também foi iniciada a construção da planta industrial de produtos terapêuticos hormonais, com objetivo de desenvolver um portfólio para protocolo completo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo.

Foi então que no ano de 2014 a companhia decidiu operar o seu IPO abrindo capital na bolsa de valores e movimentando 418 milhões de reais.

Em 2015, com o novo capital em caixa, a companhia decidiu fortalecer a sua presença no exterior aumentando a equipe do México e adquirindo a subsidiária da Colômbia.

Entre os anos de 2016 e 2017 a Ouro Fino experimentou um dos seus melhores períodos de rentabilidade graças a mudanças estruturais e societárias.

O ano de 2018 foi marcado pelo começo da produção da vacina contra a circovirose (PCV2b) e pela recuperação do posto de terceira colocada em participação de mercado.

Ouro Fino na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Ouro Fino foi realizado em 2014 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações OFSA3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da Ouro Fino é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Ouro Fino que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 43,71% das ações OFSA3 de Ouro Fino estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de OFSA3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações OFSA3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Ouro Fino possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações OFSA3?

Para declarar as ações da Ouro Fino no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "20.258.278/0001-70";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "OFSA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Ouro Fino pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Ouro Fino na aba "dividendos" aqui na página da empresa.