Ações LUXM4, LUXM3

Trevisa

Trevisa Investimentos SA

A Trevisa tem como atividade principal ter participação em outras empresas. Os investimentos da Trevisa estão no ramo de transporte fluvial e marítimo e geração de energia elétrica através da Biomassa. Ver mais

Conheça a Trevisa ações LUXM4, LUXM3

A Trevisa é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código LUXM4, LUXM3 na B3.

Indicadores LUXM3

  • CotaçãoR$ 0,00

  • P/L0

  • LPA2,12

  • P/VPA0

  • VPA20,11

  • DY0%

Indicadores LUXM4

  • CotaçãoR$ 78,96

  • P/L37,25

  • LPA2,12

  • P/VPA3,93

  • VPA20,11

  • DY0,88%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Trevisa é uma do Brasil que funciona como uma holding, fundada no ano de 1930, com sede na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Como holding, a Trevisa controla a “Navegação Aliança Ltda”, a qual ela utiliza para executar os serviços de transporte de granéis e cargas em geral.

Vale destacar que a Navegação Aliança foi fundada no ano de 1932, e possui uma capacidade de transporte de carga de 75 toneladas, usando 20 embarcações.

A frota da companhia funciona nos principais terminais da Bacia Sul, atuando nas cidades de Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande, em um regime de 24 horas por dia, todos os dias.

Outra fonte de renda da companhia é a locação de áreas comerciais localizadas no seu prédio-sede. São ao todo 6 mil m² de infraestrutura bastante completa.

Entre as facilidades encontradas pode-se falar da portaria 24h, CFTV, controle de acesso, auditório para 100 pessoas, salas de reuniões e treinamentos, estacionamento e outros.

Esses espaços podem ser reservados para atender diversos eventos, pois o prédio também inclui salão de festas e vestuário próprio.

Um ponto relevante sobre a empresa é que ao longo do tempo ela chegou a mudar de ramo diversas, tendo sido inclusive muito forte no segmento de agricultura.

História

A fundação da Trevisa se deu em 1930 pelos empresários Frederico Madörin, Germano Becker e João Mallman. O nome da empresa era Luchsinger, Madörin & Cia Ltda.

Os fundadores da companhia eram ex-funcionários da Luchsinger & Cia Ltda. Inclusive, no começo a empresa trabalhava apenas com a produção de fertilizantes.

A partir do ano de 1963 a companhia alterou seu nome para Luchsinger Madörin Comercial, passando também a atuar como uma holding. 

Nesse mesmo período a companhia fez uma fusão com a Indústria Luchsinger Madörin.

No início dos anos 70, buscando ampliar suas opções, a empresa adquiriu a Fazenda Sarita, que era localizada no município de Rio Grande.

No ano de 1972 aconteceu mais uma expansão nos negócios, levando à criação da Emagal Empreendimentos Gaúchos, que fazia o plantio de florestas de pinus e eucalipto.

Seria apenas ao final da década de 70 que aconteceria uma de suas maiores aquisições, a Navegação Aliança. No começo ela possuia apenas três embarcações.

Com os negócios prosperando, a empresa então fez o seu IPO na bolsa. Rapidamente, em 1982, ela comprou o Centro Empresarial Trevisa, atual sede da empresa.

No início dos anos 2000, buscando aprimorar as suas operações e enxugar os negócios, a Indústria Luchsinger Madörin (Adubos Trevo) foi então vendida.

O objetivo era fazer a companhia limitar o foco das suas apenas em navegação e reflorestamento. No início de 2019, outra desfeita, agora forma os ativos da Treflor.

Desde então, a única atividade que a companhia exerce é a de navegação.

Trevisa na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Trevisa ocorreu em 1980 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações LUXM3, que são suas ações ordinárias, e ações LUXM4, que são suas ações preferenciais.

Item importante a ser analisado para as ações da Trevisa é o free float.

O free float é o número de ações da Trevisa que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 11,17% das ações LUXM3 e 45,56% das ações LUXM4 de Trevisa estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações LUXM4 e LUXM3

A principal diferença entre as ações da Trevisa é que as ações ordinárias (LUXM3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (LUXM4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações LUXM4 e LUXM3?

Para declarar as suas ações da Trevisa no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "92.660.570/0001-26";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "LUXM3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Trevisa pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Trevisa na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações LUXM4, LUXM3 paga mais dividendos.