Ações Energisa ENGI11, ENGI4, ENGI3

Energisa SA

O Grupo Energisa (ações ENGI3, ENGI4, ENGI11) se trata de uma holding de capital aberto, composta de 18 empresas, entre elas 13 que atuam no segmento de distribuição de energia elétrica. Dessa forma, a Energisa é a quinta maior empresa do setor no Brasil e atende um portfólio de seis milhões de clientes e uma população de 20 milhões. Ver mais

Conheça Energisa ações ENGI11, ENGI4, ENGI3

Energisa é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker ENGI11, ENGI4, ENGI3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

O Grupo Energisa (ações ENGI3, ENGI4, ENGI11) se trata de uma holding de capital aberto, composta de 18 empresas, entre elas 13 que atuam no segmento de distribuição de energia elétrica. Dessa forma, a Energisa é a quinta maior empresa do setor no Brasil e atende um portfólio de seis milhões de clientes e uma população de 20 milhões.

Sendo assim, estima-se que a Energisa (ações ENGI3, ENGI4, ENGI11) presta serviços para aproximadamente 7% da população brasileira em 862 municípios em todas as regiões do Brasil. Com sede em Cataguases, em Minas Gerais, a empresa também atua na geração e comercialização de energia elétrica.

No segmento de distribuição de energia elétrica, a Energisa alcança vários estados brasileiros, sendo eles Paraíba, Rondônia, Paraná, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São 11 distribuidoras a serviço da empresa.

No segmento de geração de energia, a empresa conta com dezenas de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), usinas hidrelétricas de baixo impacto ambiental, uma usina termelétrica (a UTE de Juiz de Fora, em Minas Gerais), além de seus empreendimentos sustentáveis no mercado de biomassa e energia eólica, bem como usinas solares. A empresa ainda possui atuação em comercialização de energia por meio de soluções integradas e racionaliza esse setor com os próprios gastos com energia da companhia.

A Energisa é uma empresa consolidada no cenário nacional e com uma vasta área de atuação e sempre em busca de expansão. A preocupação da companhia acerca da sustentabilidade e geração renovável de energia é um diferencial necessário ao segmento, o que é muito relevante ao Mercado, ao país, à empresa e a todos os clientes.

História da Energisa

José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira fundam a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, com sede na cidade de Cataguases, no estado de Minas Gerais, em 1905. Dois anos mais tarde, em 1907, a empresa se registra na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, sendo a terceira sociedade anônima do país a fazer registro.

Em 1908, a primeira hidrelétrica da companhia é inaugurada: a Usina Maurício, com capacidade de geração de 800 kW. Em 1910, a empresa faz a aquisição dos Serviços Elétricos de Muriaé, em Minas Gerais. A companhia iria continuar a sua estratégia de aquisições ao longo da década e, em 1918, a Companhia Pombense de Eletricidade, em Rio Pomba, Minas Gerais, é incorporada, bem como a Usina Coronel Dominicano, em Muriaé.

No ano de 1928, acontece a construção da Usina Ituerê, no município de Rio Pomba, também em Minas Gerais. A partir daí, a companhia ampliou a sua presença no estado mineiro seja pela aquisição de empresas atuantes no setor, pela construção de novos geradores elétricos ou ainda pelo aumento na potência dos dispositivos que já eram de propriedade da companhia.

Em 1971, ocorre a primeira emissão pública de ações da empresa. Depois de mais aquisições no estado de Minas Gerais, a companhia já começa a chegar em outros estados, a partir de 1997. Com a aquisição em leilão da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (CENF), a empresa chega ao Rio de Janeiro.

Em dezembro do mesmo ano, o estado de Sergipe recebe serviços da hoje conhecida Energisa, por meio da Energipe (atual Empresa Energética de Sergipe), adquirida por um leilão de privatização.

Nos anos seguintes, acontece a aquisição da CELB (Companhia Energética de Borborema), em Campina Grande, Paraíba; e Sealpa (Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba), além de novas aquisições e ampliações estruturais no estado de Minas Gerais

Em 2008, acontece a reestruturação da empresa e adota-se um novo nome para o empreendimento, com a aprovação dos acionistas: Energisa S.A. Assim, todas as ramificações da empresa receberam o sufixo “Energisa” e, em seguida, o segmento de atuação e local de modo a unificar a sua atuação no mercado.

Sendo assim, a empresa foi subdivida em:

  • Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S.A. (para substituir a CFLCL);
  • Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S.A. (a antiga CENF);
  • Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S.A. (em substituição à Energipe);
  • Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S.A. (a antiga CELB);
  • Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S.A. (para substituir a Saelpa);
  • Energisa Soluções S.A. (que substituiu Cat-Leo Cise, segmento da empresa fundado em 1999 para o gerenciamento e construção de hidrelétricas);
  • Energisa Comercializadora de Energia Ltda. (em substituição à Cat-Leo Comercializadora de Energia Ltda.);
  • Energisa Serviços Aéreos de Prospecção S.A. (que substituiu Cataguazes Serviços Aéreos de Prospecção S.A.);

Em 2010, a empresa Energisa (ações ENGI3, ENGI4, ENGI11) começou a investir em geração de energia eólica com a construção de cinco parques eólicos no Rio Grande do Norte. O empreendimento ficaria pronto em 2013 e foi capaz de fornecer energia renovável para aproximadamente 1,4 milhões de pessoas.

Em 2019, a Energisa adquiriu 87% do capital da Alsol Energia Renováveis para ampliar a sua atuação em fontes sustentáveis de energia, como sistemas fotovoltaicos e armazenamento de eletricidade.

ENGI11, ENGI4 e ENGI3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Energisa foi realizado em 1995 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações ENGI3, que são suas ações ordinárias, ações ENGI4, que são suas ações preferenciais, e ações ENGI11, que são as suas ações units.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Energisa é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 32.98% das ações ENGI3 e 93.92% das ações ENGI4 de Energisa estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de ENGI3, o tag along é de 100%, e de ENGI4, o tag along é também de 100%.

As ações ENGI11 são units, são compostas por ações ENGI3 e ENGI4.

Dividendos Energisa

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Energisa na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações ENGI11, ENGI4, ENGI3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações ENGI3, ENGI4 e ENGI11

A principal diferença entre as ações de Energisa é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As Units são formadas pelos dois tipos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.