Ações BAUH3, BAUH4

Excelsior

Excelsior Alimentos SA

Atua no ramo industrial do segmento de alimentos com foco na produção de produtos à base de carne suína e outras proteínas. Ver mais

Conheça a Excelsior ações BAUH3, BAUH4

A Excelsior é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código BAUH3, BAUH4 na B3.

Indicadores BAUH4

  • CotaçãoR$ 80,84

  • P/L48,72

  • LPA1,66

  • P/VPA3,99

  • VPA20,27

  • DY0%

Indicadores BAUH3

    Escrito por:

    Marcilio Lima

    A BAUH Excelsior é uma empresa brasileira do ramo industrial do segmento de alimentos fundada no ano de 1893 e com sede na cidade de Santa Cruz do Sul, RS.

    O principal foco de atuação da empresa é a produção de produtos à base de carne suína e outras proteínas. O seu portfólio de produtos é dividido nas seguintes categorias:

    • Embutidos a base de proteínas;
    • Vegetais congelados;
    • Pratos prontos para o consumo.

    Em busca de facilitar o acesso aos seus produtos, a distribuição da Excelsior alimentos é capaz de atender desde grandes redes de varejo até pequenos estabelecimentos.

    Por outro lado, os mercados mais importantes atendidos pela empresa estão na região Sul do país, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

    Quem controla a empresa atualmente é a marca Seara, uma subsidiária da JBS. Isso garante uma cadeia logística própria para distribuição, além de expertise e apoio financeiro.

    Inclusive, é importante destacar que a JBS é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, com mais de 200 mil colaboradores e um valor de mercado de 60 bilhões de reais.

    História da Excelsior

    A história da BAUH Excelsior se iniciou no ano de 1893, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. O seu fundador foi o empresário Abrahão Tatsch.

    Infelizmente, Abrahão acabou falecendo no ano de fundação da empresa, sendo substituído como CEO por Adolfo Evers, que tocou a empresa até o seu falecimento, em 1925.

    Vale ressaltar que inicialmente a empresa comercializava banha suína em latas de 2 a 20 kg, e a sua denominação era EVERs. João F. Baumhardt foi o substituto de Adolfo.

    Durante a década de 30 a companhia continuou a sua constante expansão, construindo o seu primeiro frigorífico. A marca Excelsior também se tornou ainda mais popular.

    No ano de 1940 a Baumhardt Irmãos, empresa fundada pelos irmãos Baumhardt, assumiu o controle da marca Excelsior da EVERS. Isso incluiu os seus passivos e ativos.

    Já a década de 50 foi marcada pela importação de técnicas europeias de produção, aumentando ainda mais a qualidade dos produtos da empresa.

    Nessa época também foi consolidada as instalações do Frigorífico Excelsior. Eventualmente, no fim da década a empresa se tornou uma sociedade anônima.

    No entanto, não seria até o ano de 1968 que a Baumhardt Irmãos S/A de fato abriria o seu capital na bolsa de valores, sinalizando para um vertiginoso crescimento.

    O começo do novo milênio é lembrado pelo encerramento do abate em frigorífico próprio das atividades de granjas. Isso levou a parcerias com fornecedores nacionais.

    Já em 2001, com a intenção de reduzir os custos e aumentar o alcance da marca, a BAUH Excelsior passou a terceirizar parte da logística, que era feita com frota própria de veículos.

    Então, no ano de 2003, a razão social da empresa finalmente foi alterada de Baumhardt Irmãos S/A para Excelsior Alimentos S/A, que permanece até hoje.

    No ano de 2021, agora sendo controlada pela SEARA, a Excelsior recebeu um grande aporte financeiro, com o objetivo de otimizar ainda mais as suas operações.

    Outras informações

    Com quase 130 anos de existência, a BAUH Excelsior é uma das mais antigas empresas em atividade no Brasil ainda hoje. Sua controladora, SEARA, é dona de 53% das ações.

    Excelsior na Bolsa de Valores

    A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Excelsior ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BAUH4, que são ações ordinárias, e ações BAUH3, que são suas ações preferenciais.

    Item importante a ser analisado para as ações da Excelsior é o free float.

    O free float é o percentual de ações da Excelsior que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 63,42% das ações BAUH4 e 0,08% das ações BAUH3 de Excelsior estão em livre circulação no mercado.

    Diferença entre as ações BAUH3 e BAUH4

    A principal diferença entre as ações da Excelsior é que as ações ordinárias (BAUH4) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BAUH3) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

    Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

    Como declarar ações BAUH3 e BAUH4?

    Para declarar as ações da Excelsior no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

    • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
    • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
    • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
    • No campo do CNPJ, digite "95.426.862/0001-97";
    • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BAUH4 - QUANTIDADE: 1000";
    • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

    As ações da Excelsior pagam dividendos?

    Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Excelsior na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BAUH3, BAUH4 paga mais dividendos.