Ações Nike NKE

Nike (NKE) é uma empresa estadunidense de calçados, roupas, e acessórios, fundada em 1972 por Bill Bowerman e Phillip Knight. É a marca de roupas mais valiosa do mundo. Ver mais

Conheça Nike ações NKE

Nike é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker NKE.

IRS 930584541

FUNDADO 1964 (há 58 anos)

IPO 1990 (há 32 anos)

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

PÁGINA DE RIVer site ⇨

O QUE A NIKE (NKE) FAZ

A Nike, ações NKE, é uma companhia estadunidense que comercializa roupas, calçados e acessórios, sobretudo para a prática de esportes e atividades físicas. A empresa é responsável pelo design, desenvolvimento e distribuição dos seus produtos.

A Nike não produz os seus produtos, pois esse serviço é terceirizado. O foco da empresa sempre esteve no design e desenvolvimento, bem como estratégias para vendas dos itens do seu catálogo. A Nike controla mais de 450 fábricas, localizadas na Ásia em sua maioria, em países como Indonésia, Filipinas, China, Paquistão, Tailândia, Índia, Vietnã e Malásia.

Os produtos da Nike são voltados à prática esportiva, principalmente. Tênis, camisetas, shorts, uniformes e chuteiras são alguns dos itens mais comuns, atendendo o público masculino, feminino e infantil na execução de esportes como atletismo, tênis, futebol e basquete, por exemplo. Há ainda o segmento Nike SB, voltado à prática de skateboard. 

Em adição, a Nike atua no segmento de moda casual e produtos para pessoas que fazem algum tipo de prática física. Conjuntos, bonés, “Air Jordan” (modelo de tênis), jerseys (camisas e regatas de times e equipes esportivas), uniformes, leggings e muitos outros itens são comercializados pela Nike. 

Além da excelência nos itens da marca, a Nike conta com pesada divulgação de marketing, ao contratar grandes referências no mundo esportivo e celebridades em geral. No esporte, personagens como Cristiano Ronaldo (que possui uma linha exclusiva da Nike), Kylian Mbappé, Eden Hazard, Rafael Nadal e LeBron James já trabalharam em campanhas de divulgação da merca. 

Vale mencionar que o patrocínio ao jogador de basquete Michael Jordan foi o que originou a linha Nike Air Jordan, um dos maiores sucessos da Nike desde 1985. Estima-se que a Nike emprega 10% do seu gigantesco faturamento em campanhas de marketing, valor que está na casa dos US$ 3 bilhões.

Nesse sentido, para ter o nome consolidado, a Nike patrocina diversos times europeus de futebol, como Barcelona, Chelsea, Paris Saint-Germain, Roma e Internazionale. Ainda, por meio do patrocínio às seleções nacionais, a Nike conquista ainda mais consumidores. Algumas seleções que recebem apoio da Nike são: Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra, Croácia, China e Portugal.

A atuação da Nike não está apenas no futebol. Franquias da NBA também recebem patrocínio, a exemplo de Boston Celtics, Brooklyn Nets, Cleveland Cavaliers e Miami Heat para citar algumas.

Além de estratégias de marketing e patrocínios, a Nike conta com lojas exclusivas para a venda de seus produtos: a rede Niketown, presente especialmente nos Estados Unidos, mas com lojas em Londres, Berlim e Paris.

A Nike opera através de aproximadamente 800 outlets próprios (Nike Factory), além de mais de 300 lojas exclusivas, como Niketown, NikeLab e NikeWomen, tendo seus produtos vendidos em mais de 170 países. O seu maior público se encontra nos Estados Unidos, China, Japão e Europa.

A Nike ao criar uma união entre esporte, marketing e cultura popular acabou por formar uma empresa com presença colossal e global. Ninguém antes havia pensado que tal união fosse lucrativa, o que faz da Nike uma empresa que revolucionou o seu setor de atuação.

BREVE HISTÓRIA DA NIKE (NKE)

A Nike foi fundada por Phillip Knight e Bill Bowerman em 1964, um velocista da Universidade de Oregon e seu treinador, respectivamente, com o nome de Blue Ribbon Sports. 

O título Nike foi adotado apenas em 1971, ano oficial da fundação da empresa, sendo inspirado na divindade grega Nice, a deusa da vitória. Atualmente, a Nike é considerada como a mais valiosa marca no competitivo setor em que atua.

Em 1972, a marca já começava a aparecer em eventos esportivos, ao participar das classificatórias olímpicas que aconteciam em Oregon. Alguns esportistas usaram o tênis Nike Cortez, o primeiro produto desenvolvido pela Nike, e alcançaram, no máximo, o quarto lugar. Os três primeiros foram ocupados pela Adidas, a rival da marca até hoje.

Nos anos seguintes, procurou-se desenvolver produtos confortáveis e de alta performance para atletas e, além disso, peças de vestuário, como camisetas, que, inicialmente, tinham o intuito de divulgação apenas. Nos anos 80, a Nike inaugura o seu primeiro laboratório de pesquisa para a criação de novos produtos, onde aspectos como biomecânica e funcionamento do corpo humano eram estudados.

Em 1982, a Nike patrocina um grande jogador pela primeira vez: o artilheiro Ian Rush, junto com seu time, Sunderland F.C. No mesmo ano, o time Paris Saint-Germain é patrocinado pela primeira vez. Ainda, os tênis Nike Air Force I, exclusivo para basquete, são lançados no mercado. Para a prática de tênis, a empresa cria o Nike Air Ace.

No ano de 1983, a Nike tem mais um lançamento de sucesso, o Nike Pegasus, para corredores amadores e profissionais. Os modelos Nike Air e Air Jordan também são da década de 80, itens que permanecem como líderes de venda. 

Todos esses lançamentos contribuíram com o crescimento expressivo da empresa nesse período, sendo que não apenas esportistas e atletas desejam adquirir o seu Nike, mas a marca em tornou um fenômeno entre os consumidores comuns, especialmente jovens.

Em 1991, a Nike cria o segmento FIT para comercializar peças de malha têxtil de alta performance para atividades físicas. Em 1996, a empresa investe na produção de chuteiras para atender a demanda do público, pois o futebol se popularizava com uma velocidade difícil de acompanhar. A empresa inaugura uma fábrica exclusiva para a produção de chuteiras em Montebelluna, na Itália, para suprir a demanda que alavancava a receita da empresa.

Foi nesse período que a Nike decide reformular o seu modelo de negócio. De acordo com Phil Knight, um dos idealizadores da marca, “decidimos que éramos uma empresa de artigos esportivos e não apenas uma empresa de calçados”. Depois dessa realização, a Nike opta por concentrar a sua atuação no mundo dos esportes, especialmente o futebol, em busca de patrocínios e publicidade, para alcançar o público que desejava: atletas e entusiastas dos esportes.

A partir do novo milênio, a Nike procura diversificar o seu portfólio, ao incluir itens para a prática de diversos espertes, como o Swift Suit (vestimenta para o atletismo), Nike Golf (equipamentos, como tacos, para a prática de golfe), Nikeswomen (roupas femininas para a prática de atividades físicas, inicialmente chamada de Nike Goddess).

Em 2003, a Nike faz uma importante aquisição: a marca Converse, famosa pelos famosos tênis All-Star, um sucesso de vendas entre o público jovem. As marcas Starter e Umbro também foram adquiridas pela Nike, em 2004 e 2007, respectivamente. A Nike já foi controladora da marca Hurley International, mas a participação foi vendida em 2019. A marca Umbro também é vendida em 2012, sob o pretexto da Nike focar em produtos próprios.

Atualmente, a empresa continua atuando junto ao mundo do esporte, conquistando um público que vão além das quadras e campos, pois marca presença nas ruas e residências ao redor do mundo todo.

Como declarar a stock NKE?

Para declarar Nike no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso das stocks, escolha "249 - Estados Unidos";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da stock, a quantidade de cotas e o preço pago em dólar, por exemplo: "NKE - QUANTIDADE: 100 - USD$ 1000";
  • No final, coloque o valor pago em reais no campo "Situação em 31/12".