Indicadores da NKE

Confira os fundamentos das ações NKE

Indicadores de valuation

  • DY1,5%

  • P/L27,31

  • P/VP10,04

  • LPA3,47

  • VPA9,43

  • PSR2,77

  • P/EBIT22,97

  • EV/Ebit22,71

  • EV/Ebitda19,9

Indicadores de rentabilidade

  • C. RECEITA 5A7,07%

  • C. LUCRO 5A21,27%

  • ROE9%

  • ROIC22,58%

  • Giro ativos1,38

  • Margem bruta44,3%

  • Margem ebit12,06%

  • Margem líq.10%

Indicadores de endividamento

  • Liq. corrente2,74

  • Dívida liq / pl-0,12

  • Dív. liq / ebitda-0,23

  • Pl / ativos0,38

Dividendos da NKE

Confira a agenda e histórico de dividendos das ações NKE

NKE - Ação

Confira os detalhes das ações NKE

O QUE A NIKE (NKE) FAZ

A Nike, ações NKE, é uma companhia estadunidense que comercializa roupas, calçados e acessórios, sobretudo para a prática de esportes e atividades físicas. A empresa é responsável pelo design, desenvolvimento e distribuição dos seus produtos.

A Nike não produz os seus produtos, pois esse serviço é terceirizado. O foco da empresa sempre esteve no design e desenvolvimento, bem como estratégias para vendas dos itens do seu catálogo. A Nike controla mais de 450 fábricas, localizadas na Ásia em sua maioria, em países como Indonésia, Filipinas, China, Paquistão, Tailândia, Índia, Vietnã e Malásia.

Os produtos da Nike são voltados à prática esportiva, principalmente. Tênis, camisetas, shorts, uniformes e chuteiras são alguns dos itens mais comuns, atendendo o público masculino, feminino e infantil na execução de esportes como atletismo, tênis, futebol e basquete, por exemplo. Há ainda o segmento Nike SB, voltado à prática de skateboard. 

Em adição, a Nike atua no segmento de moda casual e produtos para pessoas que fazem algum tipo de prática física. Conjuntos, bonés, “Air Jordan” (modelo de tênis), jerseys (camisas e regatas de times e equipes esportivas), uniformes, leggings e muitos outros itens são comercializados pela Nike. 

Além da excelência nos itens da marca, a Nike conta com pesada divulgação de marketing, ao contratar grandes referências no mundo esportivo e celebridades em geral. No esporte, personagens como Cristiano Ronaldo (que possui uma linha exclusiva da Nike), Kylian Mbappé, Eden Hazard, Rafael Nadal e LeBron James já trabalharam em campanhas de divulgação da merca. 

Vale mencionar que o patrocínio ao jogador de basquete Michael Jordan foi o que originou a linha Nike Air Jordan, um dos maiores sucessos da Nike desde 1985. Estima-se que a Nike emprega 10% do seu gigantesco faturamento em campanhas de marketing, valor que está na casa dos US$ 3 bilhões.

Nesse sentido, para ter o nome consolidado, a Nike patrocina diversos times europeus de futebol, como Barcelona, Chelsea, Paris Saint-Germain, Roma e Internazionale. Ainda, por meio do patrocínio às seleções nacionais, a Nike conquista ainda mais consumidores. Algumas seleções que recebem apoio da Nike são: Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra, Croácia, China e Portugal.

A atuação da Nike não está apenas no futebol. Franquias da NBA também recebem patrocínio, a exemplo de Boston Celtics, Brooklyn Nets, Cleveland Cavaliers e Miami Heat para citar algumas.

Além de estratégias de marketing e patrocínios, a Nike conta com lojas exclusivas para a venda de seus produtos: a rede Niketown, presente especialmente nos Estados Unidos, mas com lojas em Londres, Berlim e Paris.

A Nike opera através de aproximadamente 800 outlets próprios (Nike Factory), além de mais de 300 lojas exclusivas, como Niketown, NikeLab e NikeWomen, tendo seus produtos vendidos em mais de 170 países. O seu maior público se encontra nos Estados Unidos, China, Japão e Europa.

A Nike ao criar uma união entre esporte, marketing e cultura popular acabou por formar uma empresa com presença colossal e global. Ninguém antes havia pensado que tal união fosse lucrativa, o que faz da Nike uma empresa que revolucionou o seu setor de atuação.

BREVE HISTÓRIA DA NIKE (NKE)

A Nike foi fundada por Phillip Knight e Bill Bowerman em 1964, um velocista da Universidade de Oregon e seu treinador, respectivamente, com o nome de Blue Ribbon Sports. 

O título Nike foi adotado apenas em 1971, ano oficial da fundação da empresa, sendo inspirado na divindade grega Nice, a deusa da vitória. Atualmente, a Nike é considerada como a mais valiosa marca no competitivo setor em que atua.

Em 1972, a marca já começava a aparecer em eventos esportivos, ao participar das classificatórias olímpicas que aconteciam em Oregon. Alguns esportistas usaram o tênis Nike Cortez, o primeiro produto desenvolvido pela Nike, e alcançaram, no máximo, o quarto lugar. Os três primeiros foram ocupados pela Adidas, a rival da marca até hoje.

Nos anos seguintes, procurou-se desenvolver produtos confortáveis e de alta performance para atletas e, além disso, peças de vestuário, como camisetas, que, inicialmente, tinham o intuito de divulgação apenas. Nos anos 80, a Nike inaugura o seu primeiro laboratório de pesquisa para a criação de novos produtos, onde aspectos como biomecânica e funcionamento do corpo humano eram estudados.

Em 1982, a Nike patrocina um grande jogador pela primeira vez: o artilheiro Ian Rush, junto com seu time, Sunderland F.C. No mesmo ano, o time Paris Saint-Germain é patrocinado pela primeira vez. Ainda, os tênis Nike Air Force I, exclusivo para basquete, são lançados no mercado. Para a prática de tênis, a empresa cria o Nike Air Ace.

No ano de 1983, a Nike tem mais um lançamento de sucesso, o Nike Pegasus, para corredores amadores e profissionais. Os modelos Nike Air e Air Jordan também são da década de 80, itens que permanecem como líderes de venda. 

Todos esses lançamentos contribuíram com o crescimento expressivo da empresa nesse período, sendo que não apenas esportistas e atletas desejam adquirir o seu Nike, mas a marca em tornou um fenômeno entre os consumidores comuns, especialmente jovens.

Em 1991, a Nike cria o segmento FIT para comercializar peças de malha têxtil de alta performance para atividades físicas. Em 1996, a empresa investe na produção de chuteiras para atender a demanda do público, pois o futebol se popularizava com uma velocidade difícil de acompanhar. A empresa inaugura uma fábrica exclusiva para a produção de chuteiras em Montebelluna, na Itália, para suprir a demanda que alavancava a receita da empresa.

Foi nesse período que a Nike decide reformular o seu modelo de negócio. De acordo com Phil Knight, um dos idealizadores da marca, “decidimos que éramos uma empresa de artigos esportivos e não apenas uma empresa de calçados”. Depois dessa realização, a Nike opta por concentrar a sua atuação no mundo dos esportes, especialmente o futebol, em busca de patrocínios e publicidade, para alcançar o público que desejava: atletas e entusiastas dos esportes.

A partir do novo milênio, a Nike procura diversificar o seu portfólio, ao incluir itens para a prática de diversos espertes, como o Swift Suit (vestimenta para o atletismo), Nike Golf (equipamentos, como tacos, para a prática de golfe), Nikeswomen (roupas femininas para a prática de atividades físicas, inicialmente chamada de Nike Goddess).

Em 2003, a Nike faz uma importante aquisição: a marca Converse, famosa pelos famosos tênis All-Star, um sucesso de vendas entre o público jovem. As marcas Starter e Umbro também foram adquiridas pela Nike, em 2004 e 2007, respectivamente. A Nike já foi controladora da marca Hurley International, mas a participação foi vendida em 2019. A marca Umbro também é vendida em 2012, sob o pretexto da Nike focar em produtos próprios.

Atualmente, a empresa continua atuando junto ao mundo do esporte, conquistando um público que vão além das quadras e campos, pois marca presença nas ruas e residências ao redor do mundo todo.

Declarando NKE no imposto de renda

Confira o passo a passo de como declarar as ações NKE no IRPF

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "249 - Estados Unidos";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação, a quantidade de ações e o preço pago em dólar, por exemplo "NKE - QUANTIDADE: 1000 - USD$ 1000";
  • No final, coloque o valor total investido em reais no campo "Situação em 31/12".