Ações Johnson & Johnson JNJ

A Johnson & Johnson (ações JNJ) é a maior e mais diversificada empresa de saúde do mundo. Três divisões compõem a empresa: farmacêutica, dispositivos médicos e diagnósticos e consumidor. Os grupos de medicamentos e dispositivos representam cerca de 80% das vendas e impulsionam a maioria dos fluxos de caixa da empresa. A divisão de medicamentos concentra-se nas seguintes áreas terapêuticas: imunologia, oncologia, neurologia, doenças pulmonares, cardiológicas e metabólicas. O segmento de dispositivos se concentra em ortopedia, ferramentas de cirurgia, cuidados com a visão e algumas áreas menores. O último segmento de consumo concentra-se em cuidados com o bebê, beleza, higiene bucal, medicamentos de venda livre e saúde da mulher. Geograficamente, pouco mais da metade da receita total é gerada nos Estados Unidos. Ver mais

Conheça Johnson & Johnson ações JNJ

Johnson & Johnson é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker JNJ.

IRS 221024240

FUNDADO 1886 (há 136 anos)

IPO 1944 (há 78 anos)

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

O QUE A JOHNSON & JOHNSON (JNJ)FAZ

A Johnson & Johnson, ações JNJ, é uma empresa que atua nos segmentos de desenvolvimento farmacêutico e medicinal, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene.

A empresa fica sediada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e conta com mais de 200 subsidiárias que operam em mais de 90 países do globo. Seus produtos, por sua vez, são consumidos em 175 dos 193 países do mundo, o que podemos caracterizar como presença onipresente da empresa em todo o planeta.

Os produtos da J&J visam o bem-estar e saúde de quem os consomem. É um catálogo vasto de itens de qualidade aprovada mundialmente, bem como preferidas nos mercados e farmácias do mundo todo. Entre eles estão:

  • Acuvue (lentes de contato)
  • Band-Aid (curativos adesivos instantâneos)
  • Cotonetes (hastes flexíveis)
  • Johnson’s Baby (linha de produtos para bebês e recém-nascidos)
  • K-Y (lubrificantes), Listerine (antisséptico bucal)
  • O.B. (absorventes higiênicos internos)
  • Sempre Livre (absorventes higiênicos externos)
  • Tylenol (antitérmicos) e Sundown (protetores solares)

Apenas alguns produtos foram citados, há muitos outros no portfólio da J&J.

A Johnson & Johnson é uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo e seus variados produtos se dividem nas seguintes categorias: produtos farmacêuticos, produtos médico-hospitalares e produtos de consumo. A missão da empresa é promover a saúde e bem-estar das pessoas e percebemos que é exatamente isso que a companhia fez em sua longa história.

Espera-se que a J&J continue a desenvolver ainda mais produtos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ainda, a expectativa é grande acerca da vacina que a empresa desenvolveu para o coronavírus. Do talco do bebê até vacinas que freiam pandemias, a J&J existe para melhorar a saúde e bem-estar dos consumidores da marca.

BREVE HISTÓRIA DAJOHNSON & JOHNSON (JNJ)

Reconhecida como uma das maiores empresas do mundo, a Johnson & Johnson foi iniciada por três irmãos - Robert Wood Johnson, James Wood Johnson e Edward Mead Johnson - no ano de 1886. Tudo começou na cidade de New Brunswick, Nova Jersey nos Estados Unidos.

Acredita-se que os irmãos se inspiraram em um discurso de 1885 de Joseph Lister, um médico ativista pela antissepsia em cirurgias e considerado “pai da cirurgia moderna”, para iniciar o novo empreendimento, cujo objetivo inicial era fornecer vestimentas para cirurgias prontas para uso imediato.

Em 1887, um ano depois que a companhia foi inaugurada, a J&J lançou no mercado o kit para primeiros socorros (First Aid Kit) que continha curativos rápidos idealizados para trabalhadores ferroviários.

Em 1894, a empresa se introduzia no segmento de acessórios para bebês e maternidade. O talco infantil foi o produto que se destacou nesse período e levou a empresa para um patamar mais elevado. A neta de Robert Wood, um dos fundadores da J&J, foi a primeira bebê a usar o talco.

Entre 1896 e 1897, a empresa focou no público feminino e lançou diversos produtos para a saúde e cuidados pessoais da mulher. Lentamente, a empresa foi desenvolvendo novos produtos e se estabelecendo no mercado internacional.

O market share da Ethicon cresceu de 15% para 70% mundialmente durante os anos da Segunda Guerra Mundial. A incorporação foi importante para a diversificação do portfólio da J&J.

Esse crescimento acelerado já havia acontecido antes, a exemplo da Primeira Guerra Mundial de 1914, o Conflito Espanha e os Estados Unidos de 1898, o furacão em Galveston em 1901 e o terremoto em São Francisco em 1906.

Ainda, a J&J foi a grande responsável pelo desenvolvimento da vacina da gripe espanhola de 1918 e a companhia vacinou todos os seus funcionários e distribuiu máscaras para toda a população para impedir o alastramento do vírus.

Em 1944, a companhia abre o seu capital da Bolsa de Valores de Dow Jones. Desse momento em diante, a J&J se preocupou com a ampliação das suas atividades em escala global e adquiriu várias companhias do mesmo setor pelo mundo, bem como laboratórios de pesquisas medicinais.

Uma das subsidiárias da J&J, chamada Ethicon, a qual produzia dispositivos e utensílios hospitalares, especialmente no segmento de suturas cirúrgicas, foi incorporada em 1949.

Em 1961, a J&J adquire a companhia belga Janssen Pharmaceutica N.V. Atualmente, esse laboratório é referência na pesquisa e desenvolvimento de remédios nas áreas de gastroenterologia, neurologia, saúde da mulher, saúde mental, tratamento do vírus HIV/AIDS, para citar alguns exemplos.

Da década de 70 em diante, a J&J expandiu a sua área de atuação para a saúde dos olhos, tratamento para diabetes e sutura mecânica. Entre 1989 e 1999, a J&J realizou mais de 40 aquisições para a ampliação do seu negócio. Entre as incorporações, estava a marca de cosméticos Neutrogena (1994) e os laboratórios de dermocosméticos da ROC.

Em 2006, a Consumer Healthcare da Pfizer foi incorporada à J&J por US$ 16,6 bilhões. Esse segmento fabricava produtos para cuidados médicos livres de prescrição médica. Dessa forma, a empresa adicionava grandes marcas ao seu portfólio, como Listernine (enxaguante bucal), Mylanta (antiácido) e Nicorette (balas que auxiliam fumantes a largar o vício).

Em 2020, a empresa se dedicou e investiu no desenvolvimento e pesquisa para a vacina do coronavírus e, em 2021, divulgou resultados positivos do imunizante, o que agradou não só os investidores da empresa, mas todos aqueles que desejam voltar à normalidade, a qual é possível apenas depois da vacinação em massa.

Ao analisar a história da empresa, percebemos o quanto a J&J é relevante para a sociedade, desempenhando um papel essencial no segmento da saúde das pessoas.

Como declarar a stock JNJ?

Para declarar Johnson & Johnson no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso das stocks, escolha "249 - Estados Unidos";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da stock, a quantidade de cotas e o preço pago em dólar, por exemplo: "JNJ - QUANTIDADE: 100 - USD$ 1000";
  • No final, coloque o valor pago em reais no campo "Situação em 31/12".