WEG (WEGE3) e CSN (CSNA3) anunciam parceria para desenvolver "super aço" de grafeno: 200 vezes mais forte

Escrito por:

Marcilio Lima

As empresas brasileiras WEG (WEGE3) e CSN (CSNA3) anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um revolucionário "super aço" feito a partir de grafeno, que é conhecido como o material mais fino do mundo.

O grafeno consiste em uma camada bidimensional de átomos de carbono organizados em formas hexagonais, sendo tão fino que sua altura equivale a um único átomo.

A característica mais notável desse material é sua incrível força, que é até 200 vezes maior do que a do aço convencional.

Além disso, ele possui propriedades de resistência à corrosão, condução térmica e elétrica que não têm paralelo em nenhuma outra tecnologia existente.

A parceria entre a WEG e a CSN tem como objetivo aproveitar essas propriedades excepcionais do grafeno para criar um "super aço" que seja mais resistente e durável, prolongando assim sua vida útil.

Atualmente, o projeto está na fase piloto, com planos de iniciar os testes em escala industrial já em 2023.

Vale destacar que o grafeno pode ser produzido a partir da extração de camadas superficiais do grafite, tornando-o uma alternativa promissora e sustentável.

Essa colaboração entre as duas empresas também envolve a troca de conhecimento e experiência entre seus pesquisadores, o que promete acelerar o desenvolvimento e a aplicação desse material inovador em diversas indústrias e aplicações.

Além disso, a capacidade de combinar o grafeno com outros elementos e moléculas oferece a possibilidade de criar novos materiais híbridos que aproveitam as propriedades únicas desse nano-material.

“Esta importante iniciativa em conjunto com a CSN deverá viabilizar o fornecimento de novos revestimentos à base de grafeno, eliminando o uso de metais pesados e assegurando proteção anticorrosiva superior”, disse Rafael Torezan, Diretor Superintendente da WEG Tintas.

Mais lidas da semana