Vale (VALE3) anuncia aquisição de 45% da Aliança Energia da Cemig GT por R$ 2,7 bilhões

Escrito por:

Beatriz Stanis

A Vale (VALE3) anunciou a assinatura de um acordo para adquirir a fatia de 45% da Cemig GT, subsidiária da Cemig (CMIG4), na Aliança Energia por R$ 2,7 bilhões. A transação, divulgada pela mineradora nesta quarta-feira (27), ainda depende da aprovação em uma assembleia geral de investidores da Cemig GT, além de outras condições precedentes habituais neste tipo de acordo, incluindo a aprovação de órgãos reguladores.

Com a efetivação da compra, a Vale passará a deter 100% do capital da Aliança Energia. Este movimento é parte de um processo de desinvestimento iniciado pela Cemig GT em 2020. Atualmente, a Vale já é a principal usuária da energia gerada pela Aliança Energia, razão pela qual decidiu exercer seu direito de preferência na aquisição.

A Aliança Energia, focada em geração de energia elétrica, opera 7 usinas hidrelétricas em Minas Gerais e 3 parques eólicos nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. No total, essas instalações possuem uma capacidade instalada de 1.438 Megawatts (MW) e uma garantia física média de 755 MW.

A aquisição é estratégica para a Vale, permitindo-lhe reforçar sua matriz energética com foco em fontes renováveis no Brasil. Além disso, a empresa enxerga a operação como um passo importante na criação de uma plataforma energética robusta, que poderá incluir outros ativos da mineradora no futuro.

Após a conclusão do negócio, a Vale planeja buscar parceiros para integrar essa nova plataforma, mantendo seu compromisso com a descarbonização de suas operações por meio de fontes de energia renováveis e com custos competitivos.

Mais lidas da semana