A Petrobras (PETR4) está buscando se tornar mais sustentável e começou a investir em energia eólica offshore, uma fonte de energia verde que é mais cara do que a energia eólica onshore.
A empresa assinou uma carta de intenções com a norueguesa Equinor para avaliar a viabilidade de construir sete projetos de eólicas offshore na costa brasileira, com capacidade instalada de 14,5 GW e um capex de US$ 52,2 bilhões.
O investimento nas eólicas offshore é uma parte importante da estratégia da Petrobras para diversificar sua receita e investir em fontes renováveis nos próximos cinco anos, incluindo hidrogênio verde e captura de carbono.
No entanto, alguns executivos do setor questionam a escolha da Petrobras pelas eólicas offshore, que são muito mais caras do que as eólicas onshore.
A Petrobras argumenta que a elevada velocidade e estabilidade dos ventos em alto-mar, livres de interferência de barreiras como rugosidade do solo, florestas, montanhas e construções, fazem com que as eólicas offshore tenham um fator de capacidade ligeiramente superior às onshore.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.