FIIs ALZR ALZR11

Alianza Trust Renda Imobiliária

Conheça Alianza Trust Renda Imobiliária fii ALZR

TIPO Tijolo

SEGMENTO Híbrido

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site

MANDATO

GESTÃO

PÚBLICO

O Alianza Trust Renda Imobiliária é um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) presente na bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), por meio do ticker ALZR11. O ALZR é um fundo de tijolo, ou seja, que investe em imóveis físicos em si.

Sobre a gestão da Alianza Gestão de Recursos Ltda e administração do BTG Pactual Serviços Financeiros S.A., o fundo investe seus recursos na aquisição e exploração de imóveis físicos através da gestão da Alianza, uma gestora focada em investimentos imobiliários. A partir dos resultados obtidos pelas decisões da gestora, 95% dos lucros gerados pelo fundo serão distribuídos, mensalmente, aos cotistas.

Vale lembrar que o ALZR é um fundo constituído sob a forma de condomínio fechado, no qual não é possível resgatar as cotas, para obter liquidez o investidor deve vendê-las no mercado secundário, em ambiente de bolsa de valores. Destaca-se, no Alianza Trust Renda Imobiliária, a estratégia diferenciada para investimentos imobiliários realizados pelo fundo.

O ALZR11 adota uma estratégia na qual os imóveis a serem selecionados devem atender a critérios para tornarem-se parte dos ativos do fundo, em geral, tal estratégia possui ênfase na celebração de contratos atípicos entre o fundo e seus inquilinos, além da realização de outras operações.

A estratégia do ALZR11

Inicialmente, o ALZR11 adquire e explora imóveis não residenciais em seu portfólio, de modo em que visa alugar suas propriedades para grandes empresas em diversos setores da economia. A principal característica dos contratos de aluguel celebrados pelo fundo é o fato de o fundo realizar, exclusivamente, contratos atípicos de aluguel.

Esse tipo de contrato é, recorrentemente, diferenciado de contratos típicos (que são regidos pela lei do inquilinato), pois se trata de um modal de contrato negociado sob medida, em operações onde são exigidas condições especiais presentes no contrato, sendo assim tais contratos são, geralmente, presentes em imóveis diferenciados, de maior relevância econômica e utilizados para operações empresariais.

Adicionalmente, contratos atípicos, em geral, possuem um prazo igual ou superior a 10 anos, de modo em que o inquilino do imóvel necessita, em alguns casos, pagar todo o aluguel caso deixe de utilizar o imóvel antes de um prazo previamente acordado.

Além disso, os contratos atípicos são de grande relevância para o Alianza Trust, pois geram maiores probabilidades de os inquilinos manterem-se no imóvel durante o prazo de vigência do contrato, assim como gera maior previsibilidade de receita. Vale destacar que 100% das operações do ALZR11 são regidas pelos contratos de locação atípicos.

Como previamente mencionado, o ALZR11 atua com operações em contratos atípicos. Entretanto, parte das demandas que implicam em tais contratos podem ser advindas dos inquilinos, ao solicitarem imóveis com características específicas para servirem aos seus negócios, por exemplo.

Portanto, as principais operações realizadas pelo Alianza Trust são das modalidades de Built-To-Suit (imóvel feito especificamente para atender às necessidades do inquilino) e Sale&LeaseBack (comprar imóveis e arrendá-los, fazer leasing, para o proprietário anterior).

Sequencialmente, o ALZR11 possui grande diversificação de inquilinos, ou seja, está posicionado no setor imobiliário de forma que os aluguéis de cada inquilino, individualmente, não ultrapassam 20% da receita total do fundo, o que mitiga o risco de elevadas concentrações de renda em apenas poucos inquilinos.

Além disso, os imóveis que compõem o portfólio do ALZR são divididos entre Edifícios Comerciais (65%) e Galpões Logísticos (35%), consequentemente, o Alianza Trust está exposto a setores perenes da economia, uma vez que seus imóveis são alugados por inquilinos de diferentes setores, como, por exemplo, o setor de saúde, o setor logístico, o setor de entretenimento, o setor de lojas de varejo, o setor alimentício, o setor educacional, entre outros setores da economia.

Ao passo em que o ALZR11 é diversificado em inquilinos, o mesmo é diversificado em regiões do território nacional, dado que possui imóveis na Grande São Paulo, no estado de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, o que evidencia uma diversificação regional em localidades de alta atividade econômica. Vale lembrar que o valor dos aluguéis recebidos pelo Fundo são, anualmente, corrigidos por um índice de inflação, conforme o índice previsto em contrato.

Taxas do ALZR11

No Alianza Trust, são incidentes a Taxa de Administração, a Taxa de Gestão e a Taxa de Escrituração. Todas incidem sobre o valor de mercado do fundo sobre as alíquotas de, respectivamente à ordem de menção anterior, 0,20% ao ano, 0,70% ao ano e 0,05% ao ano.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.